JornalismoMídiaNegócios

MÍDIA. Bafafá na família Frias, que controla o jornal, traz incertezas quanto ao futuro da Folha de São Paulo

Do portal especializado COLETIVA.NET, com foto de Reprodução

Uma disputa entre os irmãos Frias tem provocado rachaduras no grupo que detêm a Folha de São Paulo, controlado pela família. Como reflexo desse embate, o impresso trocou seu comando editorial, o que colabora para as incertezas sobre o futuro do jornal. Maria Cristina, que há seis meses havia assumido o cargo de diretora de Redação, foi, então, tirada do cargo pelo irmão mais novo, Luiz Frias, que também extinguiu sua coluna, Mercado Aberto. Assume o posto o jornalista Sérgio Dávila, que tem 25 anos de atuação no veículo, e há nove atuava como secretário de Redação.

A desavença familiar deve chegar à Justiça, pois envolve uma tentativa de reestruturação societária do Grupo Folha e distribuição de dividendos dos negócios lucrativos da família. Este grupo controla o portal UOL, que por sua vez controla a PagSeguro – ambas criações do caçula. Ambas as ações foram criadas por Luiz Frias, ao passo que Otavio (terceiro irmão, falecido) e Maria Cristina Frias se dedicavam ao jornal.

Por diversas vezes, Luiz afirmou que não enxerga futuro para jornal impresso, e, com isso, tem se recusado a investir no formato. Para ele, o veículo deve viver por seus próprios meios, e, neste sentido, portanto, deverá reduzir de tamanho, havendo inclusive possíveis cortes dentro da redação.

A desavença entre os familiares ocorre uma semana após Maria Cristina dar uma entrevista para a ombudsman da Folha, relatando seus planos para aumentar a presença e participação das mulheres na redação e falando também dos desafios de conciliar a direção do jornal com a coluna Mercado Aberto.

Na nota em que anunciou a saída de sua irmã, Luiz garante que a decisão foi tomada em conjunto, pela maioria dos acionistas, os quais detêm os direitos aos votos: Luiz, Maria Cristina e Fernanda Diamant, viúva de Otavio.

Confira a nota na íntegra:

“Caro profissional, Acionistas da empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo decidiram por maioria nesta segunda-feira, 18 de março, pela nomeação do jornalista Sérgio Dávila para exercer a função de diretor de Redação.

Há 25 anos no jornal, Dávila ocupava o cargo de editor-executivo havia 9 anos, por escolha de Otavio Frias Filho, com quem conviveu diariamente por 14 anos e de quem recebeu a missão de zelar pelos preceitos do Projeto Folha: prática de jornalismo independente, crítico e apartidário, assegurada por uma empresa com saúde financeira.

Dávila sucede a Maria Cristina Frias, acionista que foi titular durante seis meses.

Luiz Frias, presidente do Grupo Folha / Empresa Folha da Manhã S.A.”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo