MULHER. E pela primeira vez em 87 anos de vida, a OAB gaúcha registra mais advogadas que advogados

MULHER. E pela primeira vez em 87 anos de vida, a OAB gaúcha registra mais advogadas que advogados

MULHER. E pela primeira vez em 87 anos de vida, a OAB gaúcha registra mais advogadas que advogados - espaço-vital-mulheres-advogadasPor MARCO ANTONIO BIRNFELD (com montagem sobre foto do Freepik), do site Espaço Vital (*)

Elas à frente no RS !

Entrementes, na sexta passada (12) a advocacia gaúcha estabeleceu uma faceta de gênero. Na OAB-RS, pela primeira vez na sua história de 87 anos e três meses (fundação em 11.4.1932), as mulheres passaram a ser maioria entre os profissionais inscritos.

Elas são 41.967 – exatamente 18 a mais do que os advogados do gênero masculino (41.949). Somadas, as inscrições totalizam 83.916.

Por sua vez, as estagiárias da advocacia gaúcha já são maioria há mais de dois anos: 941 x 782.

A propósito, na Ordem gaúcha as advogadas têm expressiva maioria na faixa das recém admitidas (até 25 de idade) na entidade e também entre as que têm de 27 a 40 anos. O contingente masculino tem maior predominância na faixa etária dos 41 aos 59.

Nacionalmente, as mulheres advogadas já são maioria também em mais sete outros Estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.

Mas, computadas as 27 seccionais, permanece a predominância do gênero masculino: 582.134 x 565.279.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Marco Antonio Birnfeld é editor do “Espaço Vital” e assina, nele, a coluna Um, Dois, Três. Já!, da qual foi extraída a nota acima



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *