CidadaniaJudiciárioMulher

JUDICIÁRIO. Magistrados e servidores de toda região vêm a Santa Maria para debater “violência doméstica”

Por RAFAELA SOUZA (com ilustração de arquivo), da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça

Será realizado no próximo dia 13/9, no Foro de Santa Maria, o II Seminário de Interiorização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

O objetivo é promover iniciativas que contribuam para a estruturação do combate às práticas repelidas pela Lei Maria da Penha, com a divulgação de medidas e boas práticas que objetivem conferir maior efetividade à atuação do Poder Judiciário estadual.

A realização do evento permitirá reunir membros e servidores da Justiça Gaúcha, como também atores externos envolvidos com a matéria, das Comarcas da 6ª Região do Estado e localidades próximas.

Foram convocados magistrados das Comarcas de Candelária, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Faxinal do Soturno, Ijuí, Júlio de Castilhos Lajeado, Montenegro, Panambi, Restinga Seca, Rio Pardo, Rosário do Sul, Salto do Jacuí, Santiago, Santo Ângelo, São Gabriel, Santa Cruz, São Sepé, Sobradinho, Soledade, Taquari, Tupanciretã e Venâncio Aires. Cada um dos magistrados também deverá convocar um servidor da unidade jurisdicional para participação no seminário.

Também foi encaminhado ofício para participação no evento para Prefeitos, membros do Ministério Público e Defensoria Pública.

A primeira edição do evento aconteceu na última semana, entre os dias 20 e 24/8, durante a 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, na Comarca de Novo Hamburgo. Na ocasião, magistrados e servidores da Região Metropolitana participaram dos debates.

Confira a programação:

9h
Credenciamento

9h15min
Palestra: “Por que precisamos falar de gênero?” – Juíza Madgéli Frantz Machado, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Porto Alegre

10h15min – Coffee Break

10h30min – Palestra com Miriam Vucetic – Psicóloga do TJRS

12h – Almoço

13h30min
Palestra: “Formação de Redes” – Juíza Fabiana Pagel da Silva, Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Canoas

14h15min
Estruturação da Rede da Comarca de Santa Maria – Juiz Rafael Pagnon Cunha
Prática do Grupo Reflexivo – Psicólogas da rede de apoio Gracielle Almeida de Aguiar e Elaine Quinhones Lourenço Mazzardo
Justiça Restaurativa – Psicóloga Anniele Rosisnki e Advogado Juarez Fernandes

15h
Criação de rede e boas práticas em Comarcas de entrância Inicial – Juiz Thiago Tristão Lima, da Comarca de São Vicente do Sul

15h45min – Coffee Break

16h
Palestra: “O processo penal com o olhar de gênero” – Juíza Andrea Rezende Russo, 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Porto Alegre

16h45min – encerramento

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo