Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoMemóriaTrabalhoUFSM

MEMÓRIA. Sepultamento de Suze Scalcon é daqui a pouco. Morte prematura da sindicalista choca colegas

Suze (com Figueiró), ativa vice-presidente da Sedufsm: choque com a morte prematura da sindicalista
Suze (com Figueiró), ativa vice-presidente da Sedufsm: choque com a morte da sindicalista

A morte, aos 48 anos, por conta de uma parada cardiorrespiratória, de Suze Scalcon, vice-presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, comove o movimento sindical e, também, a comunidade universitária.

O sepultamento de Suze ocorre daqui a pouco, às 4 horas, após velório iniciado ontem à noite, na capela 1, contígua ao Hospital de Caridade, na rua Floriano Peixoto. Para saber mais do fato e a repercussão junto aos seus pares, vale conferir o material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é assinado por Bruna Homrich e Fritz Nunes, com foto do arquivo da entidade. A seguir, um trecho:

Sedufsm perde vice-presidente, Suze Scalcon

A Sedufsm e a UFSM perderam no final da tarde desta sexta, 30, a professora Suze Gomes Scalcon, vice-presidente do sindicato e docente do departamento de Fundamentos da Educação. Suze foi acometida de uma parada cardiorrespiratória e deixa um filho, Teo Martins. O velório ocorre na Capela 1 do Necrotério do Hospital de Caridade e o enterro será às 16h deste sábado, 31, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Aos 48 anos de idade, Suze assumiu a vice-presidência da Sedufsm na atual gestão- Sindicato pela Base- no dia 3 de junho. Mesmo não sendo usual o vice falar, na solenidade de posse, ela fez questão de usar a palavra, enfatizando a sua experiência de quase duas décadas como docente em instituições públicas. Firme em suas posições, disposta a empunhar inúmeras bandeiras, em pouco mais de meio ano de atividade na diretoria do sindicato, Suze esteve em diversas frentes de luta, como por exemplo, ao lado dos familiares que lutam por justiça no caso Kiss, da comunidade palestina, e, especialmente, empenhada em favor da categoria, buscando honrar o compromisso da atual diretoria de estar próxima aos professores.

A última atividade em que Suze esteve representando o sindicato ocorreu na terça-feira, 27 de janeiro, quando a UFSM realizou ato em memória aos dois anos da tragédia na boate Kiss. Na ocasião, a vice-presidente reforçou o apoio e solidariedade da entidade aos familiares das vítimas: “Estamos aqui nesse momento em que a universidade presta sua homenagem às vítimas da tragédia. A SEDUFSM já há dois anos tem caminhado junto com os familiares. Queremos dizer que nos manteremos até que possamos, de algum modo, alentar nossos corações, hoje em busca da justiça”, disse Suze.

Amigos e companheiros lamentam

 Passadas poucas horas de seu falecimento, a memória de Suze já é lembrada com mensagens de carinho, saudade e respeito. Nas redes sociais, amigos, familiares e companheiros de lutas manifestam-se tristemente sobre sua partida. Para o presidente da SEDUFSM, Adriano Figueiró, a perda é inestimável. “Uma grande companheira de lutas, que abraçou a causa da categoria como só os verdadeiros e apaixonados intelectuais orgânicos são capazes de fazer. Perdi eu, perdeu a família, perderam os amigos, perdeu a SEDUFSM, perdeu a UFSM, perdeu a poesia, perdeu a classe trabalhadora… perdemos todos! Sonhos interrompidos, mensagens ainda não respondidas, despedida não feita… Vá em paz minha amiga, pois teu legado permanecerá e nossa luta será ainda mais fortalecida pela lembrança do teu entusiasmo e dedicação”, escreveu Figueiró em seu perfil no Facebook.

Maria Celeste Landerdahl, também diretora da SEDUFSM, lembrou alguns aspectos da personalidade de Suze: “O pouco tempo juntas na diretoria da Sedufsm Andes-sn me fez admirá-la. Vamos sentir muito a tua falta, teu jeito ligeiro e querendo fazer tudo ao mesmo tempo, e dando conta de tudo… Tinhas sede de seguir na luta… na vida… no mundo. Deixas teu espírito de luta conosco minha querida! Boa viagem”, escreveu a docente.

Rondon de Castro, ex-presidente da seção sindical, também manifestou grande tristeza. “Uma alma que merece o descanso que Deus lhe concedeu. Se dispôs a lutar e nos deixa em plena luta, nos dando como herança a sua disposição, de tempo e esforço pelo coletivo, por cada um de nós. Oro muito e com muita tristeza por nós, pois ficamos mais frágeis, mais vulneráveis”.

Mesmo fora de Santa Maria, alguns atuais e ex-diretores da seção sindical manifestaram perplexidade com a perda prematura. Foram os casos dos professores Humberto Gabbi Zanatta e Diorge Konrad, que lamentaram a morte e se solidarizaram com familiares e com a Sedufsm…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo