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COLUNA OBSERVATÓRIO. Com duas novas secretarias, aumenta poder de barganha de Cezar Schirmer

Primeiro escalão de Schirmer passará a ter 23 nomes. Que tal?

Está tudo lá, no site da prefeitura. São exatos 21 cargos de primeiro escalão, livremente nomeados pelo prefeito. Era para ser menos. Mas a reforma administrativa foi às cucuias em meados deste ano, com a reorganização promovida pelo comandante do Executivo, inclusive com o desmembramento do próprio Gabinete.

E agora será ainda mais, com o projeto enviado ao Legislativo na quinta-feira. Serão criadas (alguém duvida da aprovação, pela Câmara?) duas Administrações Municipais Regionais – na zona leste (Camobi) e oeste (Tancredo Neves). Ambas com status de secretaria. Logo, o primeiro escalão aumenta para 23 nomes.

É verdade que a justificativa, que não está errada, é dar maior qualidade à administração, que será descentralizada, permitindo presteza no atendimento das demandas da população e bla-bla-blá e bla-bla-blá. É verdade. Pode funcionar. Tomara que funcione.

Mas, creia, há um elemento acessório da maior importância: permitirá ao prefeito um poder de barganha que não se via há muito tempo, no âmbito político. Afinal de contas, é preciso considerar o interesse das diversas agremiações que compõem o governo. Sempre tendo em vista, é o que se presume, a qualidade técnico-pessoal dos ocupantes dos cargos. Mas permitindo uma maleabilidade político/partidária inusitada em Santa Maria.

E isso, que ninguém duvide, será extremamente útil também para segurar os “saintes”. E permitir a entrada de outros. Sim, se está pensando em 2012, também.

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4 Comentários

  1. Aumenta os CABOS ELEITORAIS para 2012,to vendo tudo,quem é que defendia menos secretarias? Que o valdeci tinha mais de 1000 CC,isto que eu chamo de estelionato eleitoral.

  2. prezado Marcio, se toda vez que uma comunidade solicitar atenção do Poder Público for criada uma secretaria a prefeitura irá quebrar. Por isso acho que esta atitude do prefeito foi péssima, e demonstra a falta de organização do governo.
    Por outro lado, acho que a atitude que o prefeito deve tomar é demitir o Pippi Brisola urgente, pois este havia proposto e implantado uma reforma administrativa de contenção de gastos e que logo depois foi se desfazendo. Talvez seja melhor o Pippi se demitir, pois era o homem forte do governo e hoje é só mais um na nominata.

  3. É bom que se lembre de que a partiu dos moradores das regiões oeste e leste a reivindicação da criação de subsedes da prefeitura municipal. Reivindicação apresentada nos encontros promovidos pela CACISM, conforme: https://claudemirpereira.com.br/2010/07/camobi-dois-cacism-repassa-reivindicacoes-e-comunidade-se-queixa-se-queixa-se-queixa/

    Entretanto, não tenho certeza que a solução pretendida pela Prefeitura seja a melhor. Algumas indagações:

    1. Até que ponto a nomeação de Secretários poderia contribuir para a execução de atividades operacionais da administração municipal?

    2. Um Gerente e um grupo de funcionários treinados para o atendimento, diante dos recursos de comunicação disponíveis, não seria o suficiente?

    3. A criação destas secretarias, ao invés de facilitar, não poderá conturbar mais ainda as ações operacionais de atendimento ao público, criando conflitos internos?

    Por fim, espero que o “elemento acessório” citado pelo editor não seja o mais significativo nesta alteração administrativa. Se o que prevalecer for algo diferente dos anseios dos moradores das zonas leste e oeste, que estes Santa-marienses saibam responsabilizar a atual administração.

  4. Eu sou contra a criação pois será mais um cabide de empregos para alguns “amigos”, “parceiros” e afins. O dinheiro que será gasto para pagar mais dois secretários e 12 cargos de confiança podem ser utilizados de forma muito melhor. Quer dizer então que a prefeitura não tem capacidade de gerenciar esses dois bairros. Por que não ir de vez em quando nos bairros em reuniões periódicas junto as associações comunitárias de cada local. Tá na hora é de enxugar a administração municipal e não onerar mais.

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