JudiciárioSegurança

JUDICIÁRIO. Forum Interinstitucional Carcerário faz debate sobre situação de presos em delegacias do RS

Por RAFAELA LEANDRO DE SOUZA (com foto de Divulgação), da Coordenadoria de Imprensa do TJ/RS

Em reunião virtual, encaminhamento de presos para audiências também foi tema

Foi realizada na semana passada (quarta-feira (1º/7)) a reunião virtual do Fórum Interinstitucional Carcerário. Presidido pelo Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a pauta tratou, entre outros assuntos, da questão dos presos preventivos em Delegacias de Polícia.
Conforme o magistrado, foi deliberado que “as representações do Ministério Público e Judiciário no Fórum, no decorrer deste mês, buscarão colher junto a suas instituições, elementos que permitam uma abordagem conjunta do tema e posterior definição de ações a serem desenvolvidas”.

Outro tema debatido foi a dificuldade de encaminhamento, pela SUSEPE, de réus presos para audiências, prejudicando o andamento processual, em decorrência da carência material e de pessoal da SUSEPE.

A representante do Poder Executivo, Aline Ries Packaeser, sugeriu a criação de um sistema que permita aos Juízes acessarem e agendarem com antecedência as requisições de presos, de acordo com um prévio cronograma que garanta o dia e horário em que haverá possibilidade de transferência. Ficou acordado que na próxima reunião a representante do Executivo apresentará uma proposta para a questão.

Também integram o Fórum e participaram da reunião Roque Soares Reckziegel, representante da OAB-RS; Gislaine Rossi Luckmann, representantes do Ministério Público; Alexander Gutterres Thome, representante do Ministério Público; Andrey Régis de Melo, representante da Defensoria Pública e o Deputado Jeferson Fernandes, representante do Poder Legislativo.

Participaram como convidadas: Ana Maria Kologeski Cezar, Promotora de Justiça; as Psicólogas Letícia Giannechini e Maynar Vorga, do Conselho Regional de Psicologia; Cristina Gross Villanova, consultora estadual em audiência de custódia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Isabel Cristina Oliveira, coordenadora estadual do Programa Justiça Presente do CNJ.
A próxima reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário está marcada para 5/8.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo