Eleições 2020Meio Ambiente

CIDADE. Grupo de Trabalho sobre Coleta Seletiva entrega “Manifesto” aos seis candidatos à Prefeitura

Entidades reunidas em Grupo de Trabalho querem colocar a questão do lixo também nas discussões da campanha eleitoral deste ano

O “Grupo de Trabalho sobre Coleta Seletiva”, formado a partir de uma Audiência Pública realizada ano passado em Santa Maria, promovida pela Assembleia Legislativa, entregou documento aos seis candidatos a prefeito. O ato ocorreu em meio ao debate da noite de segunda-feira, no Clube Atirador Esportivo.

Conforme um dos signatários do Manifesto, Homero Antunes Boucinha, do Laboratório de Compostagem e Biogás Canário, desde a audiência, vários encontros aconteceram em busca de solução para a coleta seletiva na cidade.

Mais, a questão dos resíduos sólidos urbanos, a coleta seletiva e a situação dos catadores, diz Boucinha, se insere numa visão ampla de política pública e deve ser discutida por quem pretende gerir Santa Maria. E tudo isso está no documento, que tem a assinatura de mais de uma dezena de representantes de organizações da comunidade.

Entre os firmantes, além do próprio Boucinha,  estão  Fátima Beatriz Werner Ferreira (Comissão de Direito Ambiental da OAB/SM), Gerusa Pauli Kist Steffen (Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema), Irmã Lourdes Dill (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar-COMSEA/SM e Coordenadora do Banco da Esperança – Projeto Esperança/Cooesperança ), Janaina Marchi (Coordenadora dos Cursos Tecnólogos da Universidade Franciscana), José Luiz de Moura Filho (Coordenador do Programa de Extensão NIIJuC/CCSH/UFSM) e Luiz Geraldo Cervi (Presidente da Sociedade Santamariense dos Engenheiros Florestais).

A seguir, você confere o Manifesto:

MANIFESTO EM DEFESA DO SANEAMENTO BÁSICO, DA AGRICULTURA URBANA E DA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA MARIA

As representações de Entidades e Conselhos Municipais signatários vêm manifestar, à população de Santa Maria e às candidaturas partidárias em 2020, a importância de debater as  políticas públicas de forma integrada, em especial, o Saneamento Básico, a Agricultura Urbana e a Saúde Pública: 1) Água potável e esgoto tratado fazem parte da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, da Organização das Nações Unidas (ONU) e devem beneficiar todas as moradias da cidade, com repercussão positiva e evidente sobre a Saúde Pública. A gestão destes dois componentes do Saneamento Básico é realizada por meio do Contrato entre Prefeitura Municipal e CORSAN (assinado em 2018), e seu cumprimento deve ser observado  de forma rigorosa e completa;

1.1) A Barragem do DNOS, localizada no Bairro Campestre de Santa Maria, é uma reserva estratégica de água para toda a cidade. Para protegê-la, cabe à CORSAN e à Prefeitura Municipal a implantação de coleta e tratamento de esgoto sanitário em todas as moradias  deste Bairro, bem como drenagem das águas pluviais. O benefício será amplo, pois além da água potável, o saneamento da Barragem do DNOS será o ponto de partida para a implantação do Parque da Barragem, com novos benefícios em infraestrutura pública, lazer, turismo, comércio e serviços. O Parque da Barragem foi criado pela Lei Municipal Nº 3616/1992 e incorporado na Política Municipal de Manejo dos Recursos Naturais…”

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Laboratório de Compostagem e Biogás Canário????
    Procurei no Google e não achei onde é e o que é?
    Qual CNPJ deste laboratório?
    Nem no perfil do Boucinha no FB tem referência.

  2. Sr ou Sra. Goma, estamos preparando as condições para a implantação definitiva da empresa em Santa Maria. É uma MEI. Já desenvolvemos experimentos para domínio da tecnologia. Não entendi sua pergunta sobre nosso CNPJ, principalmente porque o Sr./ Sra não tem identificação. Além de nossos experimentos, também elaboramos um documento sobre os desafios do saneamento básico de Santa Maria. Caso queira receber uma cópia, entre em contato.

    1. Ok. Entendeste bem a pergunta do CNPJ, respondeu ser uma MEI (não sabia que esta atividade permitia) e que prepara implantação Definitiva.
      O documento dos desafios já li. Sobre experimentos confio que órgãos públicos estejam acompanhando, pois geração de biogás precisa cuidado, especialmente dos Bombeiros. A MEI tem PPCI.
      Agradeço a resposta.

  3. De fato, uma MEI não inclui atividade de compostagem e biogás, mas permite coleta de resíduos não perigosos e permite a venda de adubos. Neste caso, não há necessidade de PPCI. O nome Laboratório remete a experimentos e não à escala comercial ou industrial. Esta escala somente será alcançada quando existir uma USINA DE COMPOSTAGEM E BIOGÁS, conforme está no Manifesto em questão, do qual somos um dos signatários. Também confio em órgãos públicos e em políticas públicas. Queremos que elas sejam bem planejadas. Qual sua opinião sobre o destino dos resíduos sólidos, principalmente a fração orgânica? Qual sua opinião sobre o trabalho dos catadores? Qual sua opinião sobre o nosso Manifesto?

  4. Jogar comida na lixeira é um pecado. Isto que não sou religioso. Devemos combater desperdício.
    Catadores são uns heróis.
    Manifesto fraco. Grupo, com um objetivo claro, usou sua ideologia para se manifestar sobre outros assuntos. Não gostei, minha modesta opinião. Poderiam ficar limitados ao tema que une as pessoas. Ao meter outros assuntos dispersou e perdeu foco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo