Arquivo

Realista ou otimista? Até quinta, Yeda envia à Assembléia o orçamento do Estado para 2009

Quem deu a notícia foi o líder do governo, o deputado Pedro Westphalen (foto), do PP: embora o prazo se esgote no dia 15, a próxima segunda-feira, até esta quinta a proposta de orçamento do Estado será entregue pela governadora Yeda Crusius para a análise da Assembléia Legislativa.

 

Ano passado, buscando o déficit zero, a Chefe do Executivo enviou um documento que ela própria caracterizou como “realista”. Afinal, chegou a dizer, “dinheiro não nasce em árvore”. E não nasce mesmo, é forçoso reconhecer. A diferença, agora, é que o Estado acaba de assinar um contrato de empréstimo com o Banco Mundial, através do qual toda a dívida pública gaúcha será refinanciada. Melhor que isso, segundo as autoridades estaduais, haverá dinheiro para investimento – o que até aqui não se concretizou.

 

Então, fica a pergunta do título desta nota: será uma proposta realista como a de 2007, ou otimista, a partir dos novos números estaduais? Se saberá até quinta. Enquanto isso, fiquemos com informações divulgadas em reportagem assinada por Vanessa Lopez, e distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. A seguir: 

“Orçamento para 2009 deve ser enviado nesta semana à Assembléia

Está previsto para ser enviado pelo Executivo à Assembléia Legislativa, nesta semana, o projeto de orçamento para 2009. A idéia, segundo o líder do governo, deputado Pedro Westphalen (PP), é de que a peça orçamentária chegue ainda na quinta-feira (11). Pela Constituição Estadual, no entanto, o prazo de remessa, encerra-se na segunda-feira (15).

Westhpalen comemora a nova fase do Executivo. “Pela primeira vez, o orçamento será realista. Ou seja, uma peça orçamentária para ser executada”, resume. “Nos últimos anos, eram remetidas para a Assembléia peças de intenções que aprovávamos sabendo que não seriam cumpridas. O ajuste fiscal possibilitou de ser feita uma proposta ao Legislativo que, naturalmente, será emendada, mas com números que serão realizados no ano que vem. Essa é a grande novidade, que merece um brinde”, explicou o parlamentar.

Para o líder de bancada do PTB, deputado Iradir Pietroski, “o orçamento sem déficit trará uma nova era para o Rio Grande do Sul”. Ele considera extremamente importantes investimentos no setor rodoviário. “São eles que fazem com que os pequenos municípios tenham estrutura para segurar a população com vocação interiorana, resolvendo, assim, um grande problema social”. Pietroski acredita que nenhuma empresa vai querer se instalar em um município sem acesso asfáltico, porque isso significa um custo muito alto.

“Acredito que se o orçamento corresponder ao que o secretário da Fazenda, Aod Cunha, e a governadora Yeda Crusius vem dizendo, teremos uma peça sem déficit para 2009, o que será muito positivo para o Estado”, imagina o líder de bancada do PMDB, deputado Alexandre Postal. “Estamos em um momento econômico fantástico no país e no Estado, por conta de dois anos seguidos nos quais o Rio Grande do Sul teve excelentes resultados na agricultura. Isso capitalizou o homem do campo e quem faz parte do agronegócio”, acrescentou…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Orçamento para 2009 deve ser enviado nesta semana à Assembléia”, de Vanessa Lopez, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

E clique aqui, se desejar outras informações divulgadas pela agência de notícias do parlamento gaúcho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo