Arquivo

A vida segue. Sem Renan no comando, Senado retoma atividades e CPMF é a grande discussão

Não se sabe onde está Renan Calheiros, que pediu licença da Presidência do Senado, no início da noite de quinta-feira. Provavelmente em sua casa, a oficial, em Brasília. Depois, deve viajar – provavelmente em avião de carreira, porque perdeu o direito de requisitar aeronaves da Força Aérea Brasileira. E mantendo a residência porque o novo titular, Tião Viana, não a requisitará. O que faz bem, afinal é interino. E Renan pode voltar a qualquer momento.

 

Quer dizer, essa é a tese. Na prática, ninguém acredita que o alagoano retorne à Presidência do Senado (e do Congressso), ao final da licença. Ele deverá renová-la. Ou mesmo renunciar ao posto, o que, se acontgecer antes de 31 de janeiro, provocará nova eleição. Aliás, essa possibilidade já assanha uns e outros. Mas não é o mais importante, no momento.

 

O presidente da hora, vice no exercício do cargo, o petista Tião Viana é o maior interessado em não alimentar a discussão sobre sucessão. Isso, claro, se Renan ainda tiver mandato até o fim da licença (nunca é demais esquecer, ele ainda é processado e poderá ser cassado).

 

O que interessa a Viana, e ao governo, é tratar da CPMF. A prorrogação já passou pela Câmara e vai agora ao Senado. Embora a discursama toda, não são desprezíveis as chances de aprovação, exatamente nos moldes como quer o governo. Desde que algum tipo de acordo seja prometido – e mesmo que vigore a partir, por exemplo, de 2010. Ou inclua a desoneração das contratações e dispensas de funcionários, uma promessa possível de Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O fato, porém, é que o clima está com menos nuvens no Senado. E isso faz toda a diferença, para quem já conviveu, minimamente, com algum tipo de parlamento. Pode ser o início de um novo tempo – mesmo com Renan Calheiros ainda ocupando a cama principal da residência oficial do Presidente do Senado.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui  a nota “Tião Viana marca reunião da pacificação para terça”, de Josias de Souza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo