Artigos

O fechamento do Hemocentro Regional: a quem o Estado serve afinal? – por Giuseppe Riesgo

A celeuma expõe a fragilidade fiscal do Estado e a ausência de prioridades

Governar pressupõe a escolha de prioridades. Não à toa, boa parte de tudo que o NOVO defende para a reformulação da política nacional e do papel do Estado na vida das pessoas deriva desta premissa básica. É por isso que defendemos um Estado enxuto e responsável em termos fiscais. Ou seja, um governo que saiba que gastar mais do que arrecada e, assim, se endividar compromete o longo prazo e a qualidade na prestação dos serviços mais básicos para as próximas gerações.

O tema vem à tona quando analisamos o risco de fechamento do Hemocentro Regional de Santa Maria. A unidade, que já funciona há 12 anos em nossa cidade e realiza uma cobertura fundamental na suplementação de saúde pública através da coleta, do processamento e da testagem das amostras de sangue corre riscos.

Para entendermos, a viabilização do hemocentro regional ocorreu através de uma parceria entre os governos estadual e federal, à época. O intuito era desafogar a demanda junto ao Hospital Universitário, mas também estimular geograficamente as doações, visto que, o deslocamento ao Campus da UFSM era um empecilho a ser superado.

Além disso, melhorar o processamento e a testagem para cobrir toda a demanda da região central e os seus 40 municípios era fundamental. O hemocentro surge nessa carência e, em síntese, buscava a sinergia para a coleta, o processamento e a testagem, melhorando a oferta de sangue e a prestação de saúde pública como um todo.

No entanto, a estrutura corre risco de ser fechada segundo consta. Um impasse junto ao Ministério Público do Trabalho, e os controladores estaduais e federais pela atual ausência de um convênio que formalize a cedência dos atuais servidores federais de saúde para o Hemocentro Regional é o centro do problema atual.

Deste impasse, outros riscos inerentes como passivos trabalhistas e a própria manutenção da estrutura física e humana preocupariam o Governo do Estado e, portanto, colocam o funcionamento do hemocentro em xeque, visto os riscos fiscais de manter-se a operação em vigor.

A grande verdade é que a atual celeuma apenas expõe a fragilidade fiscal do Estado e em comunhão revela a ausência de prioridades das diversas administrações públicas estaduais. Em um Estado responsável e focado em prestar apenas educação de base, saúde e segurança, esse tipo de situação tenderia a não ocorrer. No entanto, toda vez que o Estado resolve inchar a sua folha salarial para manter privilégios ou estatais deficitárias, serviços de saúde tão fundamentais como o hemocentro podem correr risco de fechamento.

Por isso insisto tanto no caminho da responsabilidade fiscal. Afinal, a cada instante em que escolhemos vender nosso futuro em prol da irresponsabilidade mediata, um buraco na estrada se abre, um hospital perde um leito e a população fica desabrigada.

Rogo para que os gestores públicos e os nossos órgãos de controle elejam, finalmente, as prioridades da população em detrimento das deles. Esse é tipo de espirito público que tanto esperamos da nossa classe política e que, infelizmente, anda tão em falta.

 (*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras e que, excepcionalmente, é publicada 24 horas depois.

Nota do editor: a foto (sem autoria determinada) do Hemocentro Regional, que ilustra este artigo, é uma reprodução obtida no site do Google.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caso do Hemocentro foi um circo politico. Questão básica era quem iria pagar os proventos do pessoal cedido pela universidade. Na iniciativa privada o problema seria resolvido com meia duzia de emails, uns dois telefonemas e uma reunião de meia hora para assinar papeis. A ‘peonada’ nem ficaria sabendo. Isto acontece com todo problema ‘complexo’ que acaba se resolvendo facilmente. Aumentam o problema da encrenca para fingir que estão trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo