Artigos

O feriado nacional e as celebrações que convergem em fé e Esperança – por Roberto Fantinel

A articulista e a fala sobre 12 de outubro, dia das crianças e Nª Sª Aparecida

O dia 12 de outubro, no Brasil, possui duas datas importantes a serem comemoradas: o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Celebrações que convergem na santificação da fé e no renascimento da esperança, afinal, ninguém melhor que uma criança para reerguer um futuro esperado. 

Nada mais belo que o amor de um pequeno a aquele que o protege. Da mesma forma, o refúgio e a fé através do manto de Nossa Senhora Aparecida ao socorrer e consolar os aflitos. Assim estamos no mundo atual, em busca de fé e esperança. 

É importante lembrar que Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, tornou-se o símbolo do nosso país por meio da fé do coletivo comum, e surgiu em meio ao deserto de esperança. Quando pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, foi através das águas que os homens apanharam uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolaram-na em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinham vazias, abundavam em peixes. Um milagre de renovação da fé, esperança e luz. A data é motivo de orgulho para todos os brasileiros.

Já no dia 12 de outubro, no Brasil também se comemora o Dia das Crianças, celebração que surgiu através de um deputado federal que leva o nome de Galdino do Valle Filho, embora pelos países do mundo, as festividades são realizadas em 20 de novembro, devido à oficialização da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.

Entretanto, independentemente do calendário, mais do que programações especiais e festividades, este é um momento para refletirmos sobre a importância da infância, bem como as influências que essa fase tem sobre a vida adulta. Olharmos com atenção para os nossos pequeninos.

Precisamos atentarmo-nos ao resgate dos vínculos familiares, nos preocuparmos com o desenvolvimento pleno da criança, olhando para as gerações mais novas se faz necessário destacar a importância da educação e da escola mesmo em tempos tão difíceis como este em que vivemos. Precisamos olhar mais para nossas crianças.

Neste feriado nacional convido todos os nossos gaúchos e gaúchas, nossa comunidade de leitores que acompanham fielmente as informações deste importante veículo de comunicação e até mesmo aqueles que esporadicamente têm acesso às minhas escritas, convido a todos para compartilharmos mais. Compartilhem a fé e o amor ao próximo.

Acredite na renovação que surge através das nossas crianças. Olhe para o futuro, reflita e acredite. Precisamos pensar para frente com objetividade, sem perder os vínculos com aqueles que amamos. Que este feriado nos renove em fé e esperança. 

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo