Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaDestaque

CULTURA. Canção “A Lenda das Visões” vence Fase Local no primeiro dia da Tertúlia Musical Nativista

Evento iniciou na sexta (4), na Praça Saldanha Marinho. Final será domingo (6)

Cerca de 600 pessoas, segundo a Guarda Municipal, lotaram a Praça Saldanha Marinho para acompanhar o festival. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria

Lendas, asas, trilhos, malas, cuias, amor pelo campo e por Santa Maria foram os temas que embalaram a primeira noite da 29° Tertúlia Musical Nativista na noite de sexta-feira (4) na Praça Saldanha Marinho. Cerca de 600 pessoas estiveram sentadas ou em pé acompanhando a apresentação das 10 músicas da Fase Local do festival. Antes das apresentações, o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária de Cultura Rose Carneiro, de Claiton Rocha do CPF Piá do Sul, e de Bruno Fernandes, da Estância do Minuano, saudou o público. Também estiveram presentes os secretários Marco Mascarenhas, Tiago Sanchotene e Rodrigo Menna Barreto. Representando o legislativo municipal, estiveram os vereadores Valdir Oliveira, Givago Ribeiro e Manoel Badke. O grupo Tambo do Bando fez o show de intervalo após a apresentação das 10 competidoras.

Jorge Pozzobom cumprimentou o público, que veio em peso, e também parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura pela bela estrutura montada para a Tertúlia na Praça Saldanha Marinho.

“Estamos aqui, no Coração da Cidade, nesta praça símbolo de Santa Maria, celebrando a nossa música, a música do Rio Grande do Sul. Nossa gestão, pelo trabalho da secretária Rose, está efetivando a Cultura, profissionalizando, trazendo sentimento de pertencimento. É momento de celebrarmos a vida com a Tertúlia em praça pública. No sábado e no domingo teremos também a Romaria, momento para estarmos unidos e felizes”, declarou.

A secretária Rose Carneiro elogiou a qualidade das canções inscritas e agradeceu à comissão de triagem, que teve muito trabalho para escolher as 22 canções competidoras.

“O Rio Grande do Sul esbanja em qualidade musical e em talentosos músicos e intérpretes. Santa maria se configura, cada vez mais, um celeiro do nativismo, com letras de valor, conteúdo e belíssimas melodias. Um bando de músicos e compositores que carregam em comum um grande sonho: fazer a música regional diferenciada, com o pé no galpão e a cabeça na galáxia como definiu, um dia, Sérgio Jacaré. É tempo de Tertúlia. É tempo de reunir os amigos e cantar. com o pé no galpão e a cabeça na galáxia”, falou.

Embalados pelos aplausos do público que ocupou quase todas as cadeiras disponíveis, os intérpretes defenderam as canções, interagiram com o público, cantaram e encantaram. O corpo de jurados atento levou tempo e teve trabalho para decidir as vencedoras enquanto o Tambo do Bando apresentava clássicos da carreira e do cancioneiro gaúcho.

A música “A Lenda das Visões”, de Cleber Brenner e Ovidio da Silva Mayer, com melodia de Cleber Brenner foi a vencedora da Fase Local e vai disputar a final no domingo, junto de “Lugar”, de Igor Tadielo, com melodia de Igor Tadielo e Pablo Cardoso, que ficou em segundo lugar. A música mais popular foi “Longe dos Trilhos”, de Athos Miralha da Cunha e Milton Sica.

Neste sábado (5), serão apresentadas as 12 músicas que concorrem na Fase Geral da Tertúlia, das quais oito se classificam para a grande final de domingo (6).

A 29ª Tertúlia Musical Nativista é uma realização da Prefeitura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e da Estância do Minuano.

Vencedores da Fase Local da Tertúlia

1º Lugar – A lenda das visões
Troféu Humberto Gabbi Zanatta
Letra: Cleber Brenner e Ovidio da Silva Mayer
Melodia – Cleber Brenner

2º Lugar – Lugar
Troféu Xiru Vasseur
Letra – Igor Tadielo
Melodia – Igor Tadielo e Pablo Cardoso

3º Lugar – Nas asas de uma canção
Troféu Mário Eleú Silva
Letra – Paulo Righi
Melodia – João Chagas Leite

Melhor instrumentista – Guilherme Goulart
Troféu Cigarra
Música – Nas Asas de uma Canção
Instrumento – Acordeom

Melhor intérprete – Renato Mirailh
Troféu Canário
Música – Nas asas de uma canção
Letra – Paulo Righi
Melodia – João Chagas Leite

Música mais popular – Longe dos trilhos
Troféu Cerejinha
Letra – Athos Miralha da Cunha
Melodia – Milton Sica

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo