DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. A análise de Luci, a bronca de Roberta com Pimenta, e a pré-campanha de Paulo Ricardo

Projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas segue rendendo debate

Luci Duartes afirma que projeto apresentado por João Ricardo Vargas é inconstitucional, inócuo é irrelevante. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) não esconde sua insatisfação com o Projeto de Lei 9311/2021, de autoria de João Ricardo Vargas (PP), que proíbe o uso da linguagem neutra em escolas de Santa Maria. Na noite de sexta-feira (8), a proposta foi discutida em reunião pública no Parlamento e, neste domingo (10), a pedetista comentou a iniciativa nas redes sociais.

“Não se pode discutir o indiscutível… a matéria é inconstitucional, inócua é irrelevante diante de tantas outras matérias mais importantes para a educação e para a comunidade”, disse Luci em um dos vários comentários que ela postou sobre o tema.

A vereadora é a relatora da matéria na Comissão de Educação. Na reunião pública, o tema esteve longe de um consenso.

Bronca
A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) não gostou de um tweet do deputado federal Paulo Pimenta (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o petista disse que “Bolsonaro fede a ignorância”. A postagem de Pimenta é referente ao fato de o presidente ter dito que investiria o dinheiro da Lei Paulo Gustavo no agronegócio.

“Será que o TEU dinheiro tá melhor investido nos shows de artistas ricos militantes de esquerda, nos almoços do Pimenta, ou num setor que alavanca a economia do país, gera emprego, renda e desenvolvimento?”, questionou Roberta com uma arte que destaca fatos (sem citar fontes) contra Pimenta e a favor do agro.

A Lei Paulo Gustavo, vetada por Bolsonaro na semana passada, previa a destinação de R$ 3,86 bilhões para o setor cultural, a fim de reduzir os impactos causados no setor pela pandemia da covid-19. A maior parte da verba (R$ 2,797 bilhões), vinda da arrecadação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), deveria ser aplicada no setor de audiovisual.

Assembleia
O vereador e pré-candidato à Assembleia Legislativa, Paulo Ricardo Pedroso (PSB), esteve em Igrejinha, na sexta-feira (8), onde participou do lançamento da pré-candidatura a deputado federal de Dalciso Oliveira (PSB), hoje, deputado estadual.

O presidente estadual do PSB, Márcio Bruck, e o pré-candidato a governador Beto Albuquerque (PSB) também estiveram presentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Não é só o Bolsonaro que fede à ignorância. Há vereadora e comentarista que também exalam odores pesadíssimos de “Idade das Trevas”.

  2. Projeto de lei sobre linguagem neutra é inconstitucional. Não significa que os docentes poderiam ensinar ‘o que lhes vier a cabeça’, ‘o que acharem que é melhor’. Norma culta deve ser ensinada nas escolas, se não aprenderem ali nunca mais. Existem inumeros documentos que fixam isto (Base Nacional Curricular, etc). Obvio que os docentes militantes não estão nem ai, fazem o que ‘é melhor para a causa’. Resumo é que a guerra cultural ianque vai acabar chegando aqui como todo o resto.
    Lei Paulo Gustavo é trenzinho da alegria, na manchete é ‘reduzir impactos da pandemia no setor cultural’; la na ponta os mesmos de sempre ganham, de uma forma ou outra, a parte do leão e repassam uma comissão para a ‘cumpanherada’. Ou seja, o que sai na midia e a realidade divergem cotidianamente. Sem falar na cortina de fumaça, problemas mais prementes não discutem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo