Artigos

Expodireto Cotrijal – por Roberto Fantinel

“Movimentando o mercado e acelerando a economia do Rio Grande”

A cada Expodireto Cotrijal, o Rio Grande do Sul reencontra suas virtudes. São mais de duas décadas desde a primeira edição de uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Aqui é o lugar em que a tradição se mistura à tecnologia para revelar o melhor da nossa produção. São nesses pavilhões que vivenciamos a riqueza da história do povo gaúcho. Em 2023, chegamos em mais uma edição com a certeza de que estamos transformando o nosso Rio Grande em uma fonte indutora de empreendedorismo e novas tecnologias. Movimentando o mercado e acelerando a economia.

Apesar dos desafios, o ano tem boas perspectivas para que o Brasil continue aumentando a sua participação no comércio agrícola internacional. Seguramente, estamos nos deparando com uma safra especial, depois de um início de ano marcado pela estiagem no Rio Grande do Sul.

No entanto, nosso país é uma potência agroalimentar mundial e o protagonismo do agro no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro só comprova o quanto esta é uma atividade econômica pujante e, que sua potencialidade tende se manter forte e atendendo as demandas do mercado externo. Afinal, a era da conectividade chegou com força ao campo e pronta para alavancar o resultado dos negócios dessa cadeia.

É consenso que o Rio Grande do Sul tem todos os atributos para ser protagonista na inovação, em consonância, sabe-se ainda que o agronegócio é uma atividade econômica estratégica e com grande potencial de crescimento dentro de um ecossistema dinâmico para exploração da pesquisa e de novas tecnologias.  

Quando lembro da afirmação “quando o campo vai bem, a cidade vai também”, penso logo em outra premissa: a de que quando há mais investimento nas propriedades, ajudamos a girar a roda do desenvolvimento, contribuindo para melhorar a vida do agricultor, aumentar a produtividade, gerar mais emprego e propiciar um futuro moderno e sustentável.

Cabe a nós, gaúchos e gaúchas a missão de agir colaborativamente no esforço de mitigar os efeitos da seca e superar os obstáculos e foi isso que presenciei na vitrine da 23ª edição da Expodireto Cotrijal. Um espaço focado em colaborar com o produtor rural, propiciando condições de conhecer, avaliar e adotar avanços que auxiliem no aumento da produtividade, na solução de problemas específicos e na viabilização da atividade.

Muita informação, oportunidade de negócio e tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa. Todas as características presentes no DNA no nosso Rio Grande.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo