EconomiaRegiãoSanta Maria

REGIÃO. Agências de Desenvolvimento reúnem comunas e empresários. Tema: arranjos produtivos

Cerca de 70 pessoas, entre empresários e agentes politicos, participaram da reunião
Cerca de 70 pessoas, entre empresários e agentes politicos, participaram da reunião

O encontro, que começou a ser articulado no início do ano, e também envolve diretamente a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), aconteceu nesta terça-feira, na boca do monte, tendo como anfitriã e organizadora a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

Mas, do que trataram mesmo os representantes públicos e privados de municípios da região? Confira no relato da assessoria de imprensa da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

Em reunião, ADESM e AGDI apresentam Edital de Seleção dos APLs 01/2013

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria promoveu, na tarde desta terça-feira, 12, uma reunião para a divulgação do Edital de Seleção dos Arranjos Produtivos Locais 01/2013. O encontro, que aconteceu no auditório da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) reuniu cerca de 70 representantes das regiões do Corede Central e do Vale do Jaguari.

O encontro, articulado pela Agência no início do ano, em Porto Alegre, também foi promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Seguindo a pauta proposta, a Coordenadora do Projeto de Fortalecimento dos APLs da AGDI, Luana Collet, apresentou o Programa de APLs do Governo do Estado e também o edital com os setores e regiões priorizados, o cronograma do edital, informações sobre a submissão de propostas, o modelo de propostas e os respectivos documentos.

Na reunião, estiveram presentes representantes dos setores de agroindústria; indústria da criatividade; metal-mecânico (máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e industriais); software e turismo, contemplados no Edital de Seleção dos APLs 01/2013.

A coordenadora destacou a representatividade dos municípios que se adiantaram e, antes mesmo do lançamento do edital, já se organizaram e participaram em grande número da reunião:

– O sucesso dos projetos depende, em grande parte, dessas articulações. Os setores já começaram a se organizar, realizando levantamento de dados, elaborando propostas e isso é muito importante para a consolidação do projeto final.

Para Santos Viana, coordenador do Centro Software, a reunião serviu para materializar o que para muitos parecia inatingível:

– Conseguimos reunir muitas instituições de peso, representantes de diversos setores e municípios. Com a mobilização e participação de todos, conseguiremos alcançar nossos objetivos e colocar Santa Maria e região em um lugar de destaque no nosso Estado.

Santos ainda destaca a importância da organização dos setores que, buscaram a AGDI para tirar dúvidas e sugerir modificações que incluíram, no edital, a região central como uma das áreas de menor renda ainda sem APLs enquadrados.

O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, comemorou o resultado da reunião, que aproximou ainda mais os empresários e instituições:

– Hoje sentimos que estamos no caminho certo. A região já começou a se articular para participar de processos de descentralização de investimentos junto ao Estado e isso já nos motiva.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo