Artigos

Reconstruir com responsabilidade, diálogo e união de esforços – por Rodrigo Decimo

A obra da Estrada do Perau e seu significado para a população de Santa Maria

Na tarde de segunda-feira (26), demos um passo muito importante para Santa Maria e para toda a região ao assinarmos a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de recuperação de um trecho da Estrada do Perau, no Bairro Campestre do Menino Deus. Trata-se de uma obra aguardada pela comunidade, necessária e, acima de tudo, fundamental para garantir segurança e restabelecer uma ligação histórica entre Santa Maria e Itaara.

Desde o evento climático de maio de 2024, o trecho estava interditado em razão do alto risco de deslizamentos. Sabemos o quanto essa interrupção impactou a mobilidade, o comércio local e a rotina de quem depende dessa via. Por isso, atuamos com responsabilidade, planejamento e diálogo, construindo uma verdadeira união de esforços entre a Prefeitura de Santa Maria, Governo Federal e demais lideranças para viabilizar os recursos e tornar essa obra realidade.

A recuperação será executada pela empresa FG Fundações e Geotecnia Ltda., com prazo de 180 dias, e contará com um investimento de R$ 20,78 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Já nos próximos dias, começam os serviços de limpeza, preparação da área e implantação das medidas de segurança, sempre priorizando a proteção dos trabalhadores e da população.

Mais do que a recuperação de um trecho de pista, esta é uma obra de engenharia complexa, com foco especial na contenção das encostas, garantindo uma solução definitiva e segura. Quando há cooperação entre os entes públicos, os resultados aparecem de forma concreta, chegam às comunidades e fazem diferença real na vida das pessoas.

A Estrada do Perau faz parte da história de Santa Maria e possui grande potencial para o desenvolvimento regional, inclusive turístico. Esta obra simboliza o que acreditamos: união institucional, trabalho técnico e compromisso com a população geram avanços consistentes para a cidade.

Seguimos firmes, fortalecendo parcerias e trabalhando com responsabilidade para reconstruir Santa Maria com segurança, qualidade e futuro.

(*) Rodrigo Decimo é Prefeito Municipal de Santa Maria, ex-Vice-Prefeito (entre 2021 e 2024), engenheiro e empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cara de pau, vergonha na cara. Não se sabe qual o problema. Pessimo, o enrolão, está parcelando o 13º dos servidores. Casa de Cultura não terminou, Centro de Eventos não decola. Dai fica ‘comemorando’ a reconstrução de uma estrada que teria que ser reconstruida de qualquer maneira, não é ‘presente’. Conversa mole não pode faltar (responsabilidade, diálogo e união de esforços). Outros problemas estão na gaventa, licitação do transporte publico por exemplo. Caixeral apesar de ser particular é uma tapera no meio do Centro. Rodoviária é particular, mas esta subutilizada. Um dos motivos da decadencia da cidade é que tem muitos habitantes trouxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo