Ciência, filosofia e vida cotidiana – por Luiz Carlos Nascimento da Rosa
“Numa viagem interior e o universo cósmico, Pinck Floyd foi um lindo profeta”

O cotidiano é um monumental e profundo paradoxo: ele é um instrumento político-ideológico da reprodução e, ao mesmo tempo, espaço da práxis que liberta.
Como paráfrase ou não esse conceito não é, originalmente, meu. Como um esmerado estudante de Filosofia e da Ciências Naturais, dar-te-ei que esse é um avolumando e imenso construto de meus Gurus das Ciências Naturais, Filosofia, Psicologia e Educação.
Não queremos explicar esses nexos Epistemológicos e, muito menos, causais. Queremos fazer uma crônica abordando, no hoje, essas inter-relações.
Que espetáculo no processo civizatório ver o ser humano, sua Ciência e seu processo produtivo viajando no espaço sideral. Que estágios, necessário estamos, ao viajarmos sobre o lado escuro da lua?
Pinck Floyd, um dos pais dos pais, esteticamente, da psicodelia fizeram revolução no campo da linguagem musical da Arte.
The Dark Side Of The Moon é, um álbum premonitório. Eles, com essa linguagem psicodélica, fizeram uma previsão da História!
Numa viagem interior e o universo cósmico, o Pinck Floyd foi um lindo Profeta.
Ele prenunciou, numa linguagem da Arte, a Música, que o mundo seria absurdamente diferente.
O filósofo e estudioso da Arte, George Luckacs, disse: a alma é mais dilacerada que a vida.
Estamos vivendo, par e passo no mundo televisivo essas, quem sabe, premumunições de nossa viagem na História?
The Dark Side Of The Moon foi apocalíptico.
O grande Poeta e estudioso do Processo Criativo da Poética, o mexicano Octavio Paz, nos afirma em Arco e a Lira, que todo Grande Poeta é, também, um Profeta. Digo isso para dizer que o Pinck Floyd profetizou em seu álbum The Dark Side Of The Moon. Desde que iniciei a programação da Missão Artemis II meu cérebro começou a fervilhar e refiz uma viagem pelo conhecimento que tenho tentado desbravar, na minha História de vida, em busca de conhecimento e esclarecimento.
Deixemos que os mentecaptos terraplanistas fiquem correndo atrás de seu próprio rabo e afoguem-se no profundo mar de suas ignorâncias. A grande Metáfora usada pelo Pinck Floyd, em The Dark Side Of The Moom, está se materializando com a exploração lunar pela Artemis II. Não podemos esquecer, também, que o projeto do Pinck Floyd é uma viagem pelo mundo de sombras de nosso mundo psíquico(Karl Jung).
Vou montar uma sequência de vídeos que apontam para isso. Lembremos que nossos movimentos pelos diferentes Campos Epistemológicos, que a humanidade vem produzindo através de nossa História, são parte determinantes para nossas diferentes formas de Libertação. Tenho pensado que esse meu movimento poderá gerar um bom Ensaio ou uma Criativa Crônica Lírica.
Não sou um Jornalista especializado em conflitos internacionais.
Sou um pensador sobre a alma humana.
Tenho muitas preocupações com o estado de barbárie que estamos vivendo. Qual o sentido desse universo visceral de matança de seres humanos que não possuem desejos de poder e políticos?
Somos defensores do Amor Universal e da Generosidade entre os irmãos que aqui, nesse mundo telúrico que vivemos.
(*) Luiz Carlos Nascimento da Rosa é professor aposentado do departamento de Centro de Educação da UFSM





Resumo da opera. Diagnostico é simples. Vocabulario rebuscado para se ‘diferenciar’ da ‘malta ignorante’. Quem ‘estudou’ é melhor. Sinalização da virture, ‘ eu quero um mundo melhor’. Este discurso elitista gerou ressentimento em outros paises. Com repercussões politicas. Porque a ‘malta ignorante’, caso alguém não tenha notado, é muito mais numerosa.
‘Somos defensores do Amor Universal e da Generosidade entre os irmãos que aqui, nesse mundo telúrico que vivemos.’ Kuakuakuakuakuakua! Os utopicos! Quanto mais dinheiro o irmão ganhar trabalhando mais ‘generoso’ ele tem que ser com os outros. A ‘vanguarda’ não precisa trabalhar, óbvio, e tem que receber uma generosa recompensa por ‘iluminar’ a humanidade. Kuakuakuakuakuakua!
‘Sou um pensador sobre a alma humana.’ ‘A historia do mundo, parte I’. Mel Brooks. ‘”Eu reúno os vapores da experiência humana em uma compreensão viável e lógica.” “Ah! Um charlatão!”‘.
‘[…] é uma viagem pelo mundo de sombras de nosso mundo psíquico(Karl Jung).’ IA. ‘A sombra, segundo Carl Jung, é um arquétipo do inconsciente pessoal composto por aspectos reprimidos, desconhecidos ou inaceitáveis da personalidade.’ Parodiando Cazuza ‘o que a gente não sabe a gente inventa’.
‘A grande Metáfora usada pelo Pinck Floyd, em The Dark Side Of The Moom, está se materializando com a exploração lunar pela Artemis II.’ Old News com quase 60 anos.
‘[…] o mexicano Octavio Paz […]’. Originalidade é coisa que abomina os Vermelhos. Facundo Cabral, ‘Esta es la canción que canto cada mañana al despertar,/Para agradecerle al Cielo,/La gentileza de un nuevo día,/Es decir de una nueva oportunidad./Porque siempre se puede empezar de nuevo,/En una eternidad siempre se puede empezar de nuevo,
Y esto es tan cierto como que el paraíso no está perdido sino olvidado.’
‘Que estágios, necessário estamos, ao viajarmos sobre o lado escuro da lua?’ Que foi visto pela primeira vez na Apollo 8. 1968. Final do ano. No inicio tinha acontecido a ofensiva do Tet no Vietnam. Que mudou politicamente os rumos da guerra.
‘[…] ele é um instrumento político-ideológico da reprodução e, ao mesmo tempo, espaço da práxis que liberta.’ Kuakuakuakuakuakuakuakua! “Perpassa em altivez, pela procela, a grandiloquência condoreira, em cuja máxima aforismática revela a tétrica languidez do sofrer recôndito.” Frase de redação que ganhou um zero no vestibular da Fuvest.