BASTIDORES. PP não aceita perder a Secretaria de Mobilidade Urbana e também ensaia a independência
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Fabrício Vargas/AICV), da Equipe do Site
Os bastidores da política santa-mariense estão agitados após a tumultuada reunião do Diretório Municipal do PMDB, na sexta-feira (9), que terminou em confusão envolvendo a presidente Magali Marques da Rocha e o ex-secretário de Infraestrutura Tubias Calil (AQUI). A consequência mais visível está prestes a eclodir no principal aliado do governo de Jorge Pozzobom, o PP.
Embora Magali garanta que o PMDB não exige cargos na Prefeitura (clique AQUI), uma fonte graúda da cúpula do PP afirma que a sigla não irá aceitar de braços cruzados qualquer movimento do Executivo a favor dos peemedebistas. Conforme o site noticiou na semana passada (clique AQUI), uma das mudanças previstas no secretariado visa tirar Sandra Rebelato, presidente municipal do PP, da Mobilidade Urbana. Tal situação desagradou a progressista e ganhou apoio dos parlamentares Cida Brizola (PP) e Vanderlei Araujo (PP).
“Os vereadores estão descontentes com o tratamento com a base e, sobretudo, com a questão da Saúde, que não deslanchou. A cúpula partidária está furiosa depois que o PMDB exigiu mais cargos e secretaria, já tendo hoje mais CCs (cargos de confiança) que o PP”, afirma a fonte.
O PP é o partido do vice-prefeito, Sergio Cechin, e hoje está no controle apenas da pasta de Mobilidade Urbana. Um sonho dos progressistas é assumir mais uma secretaria de destaque, de preferência, Saúde ou Meio Ambiente.
“Os dois vereadores do PP se elegeram pela bandeira da saúde, por isso a indignação”, explica.
O PMDB, por outro lado, tem a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, dirigida por Marta Zanella. O objetivo da Administração Municipal é trazer novamente para base aliada o vereador Adelar Vargas – Bolinha (PMDB), o que seria suficiente para o governo ficar com maioria na Câmara. Porém, se Pozzobom não abrir o olho, o Grupo dos 10 (vereadores fiéis ao governo) irá se tornar um G8.
“Os vereadores não foram consultados sobre mudanças no secretariado, inclusive na Mobilidade Urbana. Existe a possibilidade de ambos (Cida e Araujo) se tornarem independentes e saírem do G10”, garante a fonte do site.
Secretaria de Saúde tem como titular uma capacitada técnica da área. Querem colocar um político(a) cabeça-de-bagre no lugar porque é uma excelente vitrine para ganhar votos. Saúde da população é secundário. Um dos motivos pelos quais quebraram os Correios, políticos cabeça-de-bagre.
Meio ambiente até apavora porque nunca foi prioridade. Alguém já ouviu alguém falar em despoluição das muitas sangas da cidade? Coleta seletiva de resíduos? Provavelmente só ouviu falar.