ILUMINAÇÃO. Encontro entre Prefeitura de Santa Maria, BRDE e TCE discute parceria público-privada
Audiência sobre o tema foi realizada no TCE-RS, na tarde desta terça-feira (22)
Por Gilberto Jasper / Assessoria de Comunicação Social do TCE-RS
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, recebeu na tarde desta terça-feira (22) comitiva de Santa Maria, liderada pelo prefeito Jorge Pozzobom, e de representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), sob a liderança do diretor de Planejamento Otomar Vivian.
Durante a audiência, Alexandre Postal recebeu detalhes referente à implementação de parceria público-privada (PPP) para o setor de iluminação pública de Santa Maria com modelagem elaborada pelo BRDE. Jorge Pozzobom destacou que a iniciativa impactará no aumento da segurança pública.
“Com a visita ao TCE-RS queremos ratificar o compromisso de transparência, além de contar com a competência dos quadros do tribunal para aperfeiçoar o nosso projeto”, afirmou.
Otomar Vivian destacou que o BRDE tem compromisso com o desenvolvimento das comunidades gaúchas e que criou grupo de trabalho multidisciplinar para atender as demandas. José Alfredo Fank de Oliveira, supervisor auditor público externo do TCE-RS destacou a expertise do tribunal na implementação de PPPs.
“Através do Serviço Regional de Auditoria de Santa Maria vamos trabalhar junto à prefeitura no acompanhamento de todas as etapas deste projeto”, afirmou o auditor.
O presidente Alexandre Postal enfatizou que o Tribunal de Contas do Estado exerce a função de fiscalização, fundamental em iniciativas como as PPPs.
“Somos servidores públicos, cuja finalidade é garantir total transparência e legalidade de iniciativas como esta. As parcerias público-privadas são tema que cresce e, para isso, o tribunal tem investido no aperfeiçoamento de seus quadros”, afirmou.
Já o conselheiro Edson Brum lembrou que as PPPs foram tema do encontro da Atricon, realizado na semana passada no Rio de Janeiro.
Participou ainda da audiência desta tarde o chefe de Gabinete da Presidência, Fabiano Geremia.
BRDE é um cabide que serve como entreposto para o BNDES. Noticia é que foram pedir bençao para o ‘fiscal’ antes. É noticia de uma PPP onde o privado não aparece.