Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

O homem que pintou as estrelas da noite, o céu e a alma do mundo – por Carlos Dominguez

– Eu não consigo entender o que é este quadro.

– Como assim, não entender. É isso e pronto.

– Mas não pode ser só isso. Tem de ter algo mais. O que significam estes rabiscos?

– Nada. Não significam nada. São só rabiscos. É viagem de artista. Não adianta tu quereres entender.

– Como que não. Quer dizer que o cara pintou um quadro, um não, um monte de quadros, para ninguém entender? Não acredito nisso. É só olhar melhor que vou entender este treco. Para de me chatear e me deixa quieto.

– Vai ferver o radiador. Isto não é para ti, o bagual.

– Não é para ti que tem preguiça até de pensar. Olha só. Tem um folheto ali. Deve ter uma explicação. É que tu não enxerga nada mesmo. É pior que cavalo de charrete. Só vê para frente. E ainda és vesgo.

Ele se dirige a uma mesa onde existem folhetos e um grande livro. O volume lhe chama a atenção. Miró Mirall (espelho em inglês), de Alexandre Cirei, diz na capa com desenhos supercoloridos. Abre o livro com cuidado. Folheia com olhar curioso.

“Um homem é um lugar. Um receptáculo. Uma praça pública (…)”

– Caramba! – exclama.

“Juan Miró, para quem os resultados tem desenhado um caráter fortemente rebelde e fortemente tenaz, há sido levado até a direção mais transcendente de todas, precisamente por um processo insistente de negação do já estabelecido e de vontade de identificação triunfante das coisas (…)”.

Ele para de súbito de ler. Olha para o quadro na parede em frente. Entrara ali por acaso. Vamos matar o tempo, dissera o amigo que morava perto da exposição, na capital, com um ar de arrogância que não lhe caia bem.

– Matar o tempo. Que idiota – resmungou sozinho enquanto via que o colega havia sumido.

“Ser artista não era considerado uma profissão. Um artista passava por ser um homem inclinado as mulheres, a bebida e a miséria. Foi natural, pois, a reação da família de Miró de contrariar a inclinação artística dele”. Parou de ler novamente. Pensou em sentar, mas não havia cadeiras. Fechou o livro. Olhou a imagem colorida da capa. Abriu de novo, agora mais na metade para o fim do volume.

“As estrelas e as constelações formam a parte mais elevada de seu vocabulário. Permanecem como expressão de um universo espiritual, desmaterializado, a qual o autor parece reservar um respeito ancestral como imagem dos aspectos mais puros, incontaminados, da personalidade humana, dos pensamentos e dos desejos”.

– Tu sumiu! – berra o amigo cutucando ele nas costelas.

– Porra, cara. Que susto. Tu sabe que eu não gosto que me cutuquem.

– E ai, entendeu alguma coisa! Pela tua cara, acho que não. Não adianta… ovelha não é para…

A força com que o livro bateu bem no coco da cabeça desnorteou a visão do chato. Ele bambeou as pernas e só não foi ao chão por que se apoiou na mesa, quase virado-a. E o amigo gritou para ele.

– Agora tu vai ver estrelas seu merda. Quem nem o Miró viu um dia. Para tu deixar de ser mala.

Pegou o livro e saiu da li. Foi procurar um lugar para ler com calma. Ou, quem sabe, ficar olhando para os quadros em paz. 

Carlos Dominguez

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo