CongressoSupremo

SUPREMO. Só tucanato discursa (e se contradiz) contra indicação de José Toffoli

Mendes apóia. Ele também era jovem e Advogado Geral da União, quando foi indicado por FH
Mendes apóia. Ele também era jovem e Advogado Geral da União, quando foi indicado por FH

É natural. Ainda que contraditório. Eram óbvias as relações de Gilmar Mendes, então Advogado Geral da União em 2002, quando foi indicado por Fernando Henrique Cardoso para virar ministro do Supremo Tribunal Federal. Ainda assim, o PSDB, ao qual GM era ligado, vocifera contra a indicação de José Antonio Dias Toffoli, hoje no mesmo cargo do agora presidente do STF.

Até mesmo a questão da idade, Toffoli tem 41, é apontada. Só para constar: quando indicado, Gilmar Mendes tinha 45. Não se fala da qualidade do trabalho jurídico do escolhido por Lula, que é, ou deveria ser, o que mais importa.

Noves fora o discurso político, vem exatamente do Supremo, para onde irá Toffoli, após aprovado pelo Senado, que surgem os maiores elogios. E também, veja só, da Ordem dos Advogados do Brasil. A propósito, acompanhe material distribuído pelo sítio da revista especializada Consultor Jurídico. A foto é de Wilson Dias, da Agência Brasil. A seguir:

Oposição no Senado fica dividida sobre indicação

… Na comunidade jurídica, por enquanto, a indicação de Toffoli foi comemorada. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, afirmou nesta quinta-feira que Toffoli é uma pessoa “qualificada” para compor a corte e “com bom diálogo no tribunal”. Antes de participar do 12º Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, Mendes comentou que Toffoli tem feito “um bom trabalho” na AGU.

O ministro Marco Aurélio, segundo mais antigo do Supremo, também elogiou a indicação. Ele disse que Toffoli é um bom nome para ocupar a cadeira de Menezes Direito. “Eu acredito que é sempre bom indicar pessoas jovens, que vão formar um novo perfil da suprema corte”, disse Marco Aurélio. Com 41 anos, José Antonio Dias Toffoli será o indicado mais novo entre os oito nomeados pelo presidente Lula. “A regra exige 35 anos e ele já está mais do que apto a ser indicado. Toffoli tem qualidades”, completou Marco Aurélio. O ministro Carlos Britto disse que a idade de Toffoli é uma qualidade. “De logo já dou boas-vindas ao ministro. Ele tem qualidades para ser aprovado. Sangue novo é bom e oxigena o tribunal.”

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, o secretário-geral adjunto, Alberto Zacharias Toron, também elogiou o novo ministro. “É uma excelente indicação. É um profissional com sólida experiência, inteligente e que se revelou um operoso e eficiente advogado-geral da União…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pela revista especializada Consultor Jurídico.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo