ColunaCrônica

TURISMO E AMBIENTE. Carlos Dominguez, belezas pouco vistas e riscos para o futuro

“…Todos os tons de preto e cinza aterrisam nas margens do Uruguai. Um platô largo e esparramado pela margem brasileira das cataratas. Irônico destino que se vinga de Foz do Iguaçu. Lá são os argentinos que se debruçam sobre o lado mais mais da maior queda de água do mundo. Aqui, em Yucumã, o privilégio de saltar pela larga praia de pedras e poças são os nativos bugres gringos descendentes de dois tempos e culturas distintas: europeu, caiaguangue e a mistura dos dois: o bugre.

A relação cultural entre o homem e a natureza molda o entendimento da preservação e da exploração das riquezas naturais. A necessidade de preservação ambiental é uma constatação universal neste século. A região do Médio Alto Uruguai tem como principal acidente geográfico o Rio Uruguai, maior curso de água do Estado do Rio Grande do Sul. Tradicional meio de transporte, o rio e suas margens, também servem como área concentradora de riqueza e recursos naturais para exploração econômica e subsistência…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do texto “Belezas pouco vistas e risco futuro para o ambiente”, do colaborador semanal deste site, Carlos Dominguez. Formado pela UFSM e pós-graduado em Comunicação e Cultura na UFRJ, Dominguez é repórter freelancer, professor do Curso de  Jornalismo da UFSM/Cesnors em Frederico Westphalen e coordenador da Agência de Notícias Da Hora. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo