DestaquePolítica

CÂMARA. Vereador quer a troca do nome de trecho da Rua Carlos Gomes para Rua Pastor Pedro Araújo

Via está localizada entre templo evangélico e um supermercado no Patronato

Alexandre Vargas não juntou ao projeto abaixo-assinado de moradores favoráveis à troca de denominação (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 9661/2023, que visa renomear um trecho da Rua Carlos Gomes, localizado entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Demétrio Ribeiro, no Bairro Patronato. Essa parte da via, que fica entre a Igreja Evangelho para as Nações e o Peruzzo Supermercados, possui uma extensão de aproximadamente 104,67 metros.

Na Justificativa, Vargas explica que Pedro Carvalho Araújo nasceu em 1973, em Parnaíba/PI, mudou-se para São Paulo ainda criança e, posteriormente, estabeleceu residência em Santa Maria em 2000.

“Fundou a Igreja Evangelho para as Nações no ano de 2004 em Santa Maria e em 2007 fundou ao lado de sua esposa o Projeto Nações em Ação que atende a crianças em situação de risco. Pastor Pedro Araújo pastoreou o Templo das Nações até março de 2021, onde faleceu por motivos de complicações devido ao vírus da covid-19”, justifica o parlamentar.

Caso o projeto se torne lei, a atual via passará a ter dois nomes, uma vez que a Rua Carlos Gomes se estende da Avenida Presidente Vargas até a Rua Orlando Fração, totalizando 662,43 metros.

Ou seja, entre Avenida Presidente Vargas e Rua Demétrio Ribeiro passaria a se chamar Rua Pastor Pedro Araújo. E entre as ruas Demétrio Ribeiro e Orlando Fração manteria o nome de Rua Carlos Gomes.

Falta documentação

A Procuradoria Jurídica da Câmara analisou o projeto e divulgou parecer pela devolução para ajustes. Conforme o documento, Vargas não atendeu a todos os requisitos listados na Lei Municipal 5.619/2012, que disciplina a denominação de logradouros públicos – o que inclui avenidas, ruas,  estradas municipais, rótulas, praças, passeios, jardins, largos belvederes e prédios públicos.

O parlamentar não incluiu o abaixo-assinado com 50% mais um de assinaturas dos moradores favoráveis à substituição do nome e nem a cópia xerográfica do comprovante de residência do morador do logradouro a ser denominado.

O parecer da Procuradoria tem caráter opinativo e não impede a continuação do processo de tramitação da proposta. No entanto, a ausência da documentação necessária pode dificultar a análise e aprovação do projeto pelas comissões da Câmara.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Falta explicar quem irá indenizar os moradores pelos transtornos de ir na prefeitura, pagar uma guia para retirar a certidão e fazer a averbação no Cartório de Registro de Imóveis o que não é de graça e, após, fazer as alterações na Corsan e RGE. Tudo muito fácil para quem quer se promover com o sacrifício alheio.

  2. Alexandre Vargas querendo construir um monstro de Frankstein urbanistico. Quem mora na rua que se lasque trocando de endereço em diversos lugares, inclusive registro de imóveis. A massa da população não sabe que o tal pastor existia (sem demerito para o pretenso homenageado) e não esta minimamente interessada. É uma medida demagogica, populista, eleitoreira para o edil angariar votos dos fieis. Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo