JudiciárioPartidos

NÃO CUSTA LEMBRAR. Havia os que viravam a casaca por qualquer toma lá da cá. Ao menos isso terminou

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da madrugada de 25 de fevereiro de 2007, um domingo:

Troca-troca. Parlamentares de oposição migram para siglas governistas. E isso acham natural

O Partido da República (novo nome da agremiação que une PL e Prona) é o maior beneficiário de uma migração com objetivos bem claros: ampliar a base do governo, sem inchar o PT, partido do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PR perdeu um parlamentar, mas conquistou nove – cinco dos quais estavam na oposição.

Mas o caso mais emblemático dessa situação que já faz o governo lulista ter mais de 350 deputados na sua base, suficiente inclusive para propor, com êxito, reformas na Constituição, é o do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Ele ameaça deixar o PTB e ir para qualquer outra sigla, mas permanecendo no governo

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PASSADOS EXATAMENTE TRÊS ANOS da publicação da nota acima, há, sim, o que comemorar. Afinal, logo depois dessa avalanche de adesões, o Tribunal Superior Eleitoral (o que foi depois chancelado pelo Supremo Tribunal Federal) fixou regras impeditivas à ação dos vira-casacas. São raras as circunstâncias em que a troca é permitida (sem perda do mandato). De maneira que houve uma enxurrada de gente que foi mandada embora, inclusive na assembléia do Rio Grande. Hoje, o detentor de cargo eletivo pensa um milhão de vezes antes de sequer peeensar em virar a casaca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo