ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Obrigado, Cezar Schirmer vai repaginar o governo”

Prefeito anunciará no mínimo cinco novos secretários. No mínimo

Incluindo o Escritório da Cidade, a Procuradoria Geral e uma secretaria extraordinária, são exatamente 17 os cargos com status de secretário, no governo da comuna. Estão vagos, ou com interinos, quatro deles. Ou, arredondando, 25%. Todos à espera de um titular.

Segundo as últimas informações, a secretaria extraordinária (Integração Regional e Relações Institucionais), nem que seja para que ninguém diga que foi criada somente para dar posição de destaque a um quadro então importante no governo (o tucano Jorge Pozzobom), seguirá existindo. Em contrapartida, um 18° cargão será criado, o de secretário extraordinário de Habitação e Regularização Fundiária – sob medida para o suplente de vereador Cláudio Rosa. Portanto, já são cinco em 18, o que faria as mudanças beirarem os 30%.

Resumo da ópera: a menos que não queira, o que é improvável, em função das circunstâncias (leia nota logo a seguir, mais acima), o prefeito Cezar Schirmer acabará sendo obrigado a repaginar o governo. Inclusive, quem sabe, procedendo modificações mais profundas e que darão a nova cara da administração – não apenas para esse interstício chamado campanha eleitoral, mas para, hipoteticamente, o restante do mandato.

No mínimo, em algum momento (que se imagina próximo), haverá nomes diferentes nas secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Esporte, Integração Regional e na novata Habitação. E que talvez levarão a outras modificações, ou pelo menos dança de cadeiras, envolvendo, por exemplo, a Chefia de Gabinete. No mínimo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Na campanha de 2008, o governo Valdeci foi acusado pela oposição de inhcar a máquina pública empregando um número excessivo de militantes sem a competência adequada para exercer um cargo público. O atual prefeito, por sua vez, encontra o enorme desafio de equilibirar os diferentes interesses dos partidos que o apoiam com a necessidade de nomear pessoas técnicas e capacitadas. Fica a população santamariaense a indagação de que governo nomeou o melhor secretariado.
    Destaca-se, ainda, a falta de eficiência da UFSM, um das maiores instituições de ensino do país, em formar gestores públicos qualificados. Nos últimos anos que estão sendo abertos alguns cursos de especialização para a área pública. Espara-se que a UFSM exerça o seu papel de protagonista e passe a contribuir para a efetiva melhoria da gestão públicas os municípios da região, bem como na elaboração de projetos necessários para captação de recursos externos. Salienta-se, também, que muitos professores universitários, quando execeram funções de confiança na administração municipal de Santa Maria, simplesmente, decepcionaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo