CongressoSupremo

FICHA LIMPA. Enquanto o Congresso debatia o projeto, mais 57 parlamentares eram processados no STF

Que coisa, isso. O sítio especializado Congresso em Foco publicou um incrível levantamento. No mínimo, bastante interessante. Ao mesmo tempo em que o Congresso debatia (e acabaria por aprovar, com várias mudanças) o chamado projeto “Ficha Limpa”, de iniciativa popular, o Supremo Tribunal Federal (foro privilegiado dos parlamentares) abria 85 novos processos.

Como há casos de mais de um procedimento para cada parlamentar (e são 13 nessa condição), o número de processados é menor: 57, entre deputados e senadores. Ah, e eles são procedentes de 21 Estados e 13 partidos diferentes. Das siglas grandonas, acrescente-se, nenhuma escapa. Como consolo, não há gaúchos na relação. Vale a pena, de todo modo, conferir a super-reportagem de Edson Sardinha, Thomaz Pires, Lúcio Lambranho e Eduardo Militão. A seguir:

Ficha Limpa no Congresso, 85 novos processos no STF

…O Supremo Tribunal Federal (STF) acelerou o ritmo das investigações contra parlamentares enquanto o Congresso discutia o projeto ficha limpa. Levantamento exclusivo do Congresso em Foco revela que o Supremo abriu 85 processos contra 57 deputados e senadores entre 29 de setembro, data de chegada da proposta de iniciativa popular à Câmara, e o último dia 4, quando o presidente Lula sancionou a Lei Complementar 135/10, que proíbe a candidatura de políticos com condenação em órgão colegiado da Justiça. Uma média de três processos por semana ou 12 por mês, levando-se em consideração o último recesso do Judiciário, ocorrido entre 20 de dezembro e 1º de fevereiro.

O índice de investigações abertas durante a tramitação do ficha limpa supera o dos quatro meses que antecederam a tramitação da proposta, que era de 2,5 por semana ou dez por mês. Entre maio e setembro de 2009, os ministros deram encaminhamento a 30 acusações contra 25 parlamentares, conforme revelou na época o Congresso em Foco, descontado também o mês do recesso

Segundo a assessoria do Supremo, não há nenhuma orientação no período que pudesse explicar a mudança nas médias…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CONFIRA AQUI A RELAÇÃO (E A RESPOSTA DE CADA UM) DE TODOS OS PARLAMENTARES PROCESSADOS

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo