ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Eleição de outubro e o olho preto da gateada no Rio Grande

Urna eletrônica está à espera do voto. Mas, pra quem será?

As pesquisas mais recentes, e são tantas, na verdade, não contribuem em nada para se vislumbrar o que pode ou não acontecer em 3 de outubro. Muito especialmente no que toca ao voto para governador e senador do Rio Grande do Sul. E também, ainda que se possa vislumbrar favoritos para deputado, não é prudente afirmar isso ou aquilo.

O sintoma mais eloqüente, porém, de que o olho da gateada preteou, é uma olhadela na propaganda eleitoral eletrônica. E, sobretudo, no noticiário. Mesmo que não diretamente (os candidatos são, todos, gentlemans e dama), o fato é que nomes secundários são escalados para oferecer provocações ou respostas. Isso só acontece quando a disputa se põe mal-parada. Ou, no mínimo, equilibrada.

Se é verdade que há quem esteja na frente, não é menos verdadeiro que uma briga se estabeleceu. E, penso, a metáfora é bem entendida pelo leitor. Isso só para falar no pleito majoritário. Quanto ao proporcional, é, como dá conta o ditado, uma briga de foice no escuro. Mais nuns, menos noutros, mas em todos os partidos há disputa. Contra o adversário comum. E também o interno – afinal, o voto não é em lista, mas pessoal.

De maneira que, faltando quatro semanas, é lícito supor que o clima tende a ficar mais quente. E até pesado. Como, cá entre nós, costuma mesmo acontecer neste Estado em que a paixão política acaba por sobrepujar quaisquer desinteresses iniciais. Ah, e isso vale até para a movimentação eleitoral na boca do monte. Pode aguardar!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo