ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Aposte e ganhe: o bipartidarismo voltará em Santa Maria

Plenário do parlamento tende a ser dominado apenas por duas siglas

Atenção: o que se escreverá aqui não é um desejo, muito menos uma aposta. Trata-se, apenas, de uma constatação. Do jeito que a política é praticada em Santa Maria, é cada vez mais inevitável que, dentro de 19 meses, o bipartidarismo seja reimplantado na prática na boca do monte.

Por quê? Por uma singela razão: os prováveis 150 mil votos úteis (descartados nulos, brancos e abstenções) depositados nas urnas eletrônicas determinarão que pelo menos 70% das 21 vagas em disputa sejam do PMDB ou do PT. Algo como 15 ou 16 edis que assumirem em 1° de janeiro de 2013 serão de uma ou outra sigla. Sobrarão cinco ou seis vagas para todas as outras agremiações.

E por que isso acontece? Duas são as razões principais. A primeira é a organização  infinitamente maior das siglas protagonistas do governo e da oposição, respectivamente. O que atrai potenciais candidatos competitivos à vereança. Ambos têm, no mínimo, uma dezena de nomes com potencial mínimo de 1,5 mil votos. E deles, pelo menos metade passa fácil dos dois mil.

A segunda razão, talvez decorrente da inicial, é que as demais siglas, afora terem menos nomes disponíveis, os que existem buscam bloquear a entrada de potenciais adversários. Sim, isso existe – e não adianta negar.

Disso tudo, além da inapetência das lideranças em buscar alternativas, levarão inevitavelmente a esse inusitado (para os mais jovens, bem entendido) bipartidarismo na prática na política da boca do monte.  O que, cá entre nós, não é exatamente um bom cenário, embora seja uma decisão democrática (e, portanto, respeitável) do eleitorado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Boa noite.
    Estamos caminhando a passos largo para o Partido Único. Com esses politicos que trocam de Partido, ou votam nas propostas de quem está no poder por umas merrecas, logo logo estaremos chegando lá.

  2. Acredito que na disputa do Executivo também predomine a disputa direta entre PMDB e PT, com os habituais satélites na órbita de cada um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo