Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Sem aliança, debandada nos minúsculos, na boca do monte

Plenário da Câmara de Vereadores. Um espaço para poucas agremiações

Sem constituinte exclusiva, o colunista simplesmente descrê da possibilidade de uma reforma política digna deste nome, no Brasil. Mas há pelo menos um (talvez existam outros, neste instante imperceptíveis) fato que pode ocorrer: a proibição das alianças nos pleitos proporcionais. Isso interessa aos grandes partidos. E, de resto, é boa medida.

Se, no final de toda a discussão, for confirmada a proibição, haverá grande repercussão em Santa Maria. Aqui, objetivamente, o quociente eleitoral (desempenho mínimo que cada partido precisa ter, para formar bancada na Câmara de Vereadores) será em torno de 7 mil votos, no próximo ano.

Isso significa, objetivamente, que somente três siglas podem, com toda a convicção, afirmar-se capazes de atingir esse objetivo com sobras. A saber: PMDB, PT e PP. Todas as demais, sem exceção, terão dificuldades. É possível dizer, claro, que PSDB, PDT e DEM podem se qualificar e receber os 7 mil votos. Mas – exceto se um ou mais deles tiver candidato a prefeito – insuficientes para conquistar, digamos, duas vagas no Legislativo.

Dito isto, e havendo mesmo proibição da coligação nos pleitos proporcionais, tão certo quanto você está lendo este texto é a debandada de nomes fortes (mas solitários) de outras siglas, rumo aos partidos maiores. E antes do final de setembro, último prazo de filiação para quem desejar concorrer em 2012.

Isso mesmo: aquele concorrente por um partido minúsculo, sem chance alguma hoje, verá em PMDB, PT, PP e, talvez, PSDB, PDT e DEM, a única saída para tentar ver sua ambição satisfeita. Pode apostar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Jaci Borreau :Boca do monge? Quem seria o Monge? Ou foi escorregada do dedo?O g embaixo do t no teclado…Santa Maria da Boca do Monge. Bela idéia.(NOTA DO SÍTIO – o editor reconhece: houve, sim, uma “escorregada do dedo”. Que acaba de ser corrigida – mas apenas após o alerta do leitor. Aliás, o único, editor incluído, a notar o erro)

    Fica a idéia para um livro: Santa Maria da Boca do Monge

  2. @Baxinho da Borracharia
    quando li teu comentario até dei risada, porque pelo menos não me escondo atráz de codnomes, falo o que penso, segundo fiz 619 votos de pessoas que realmente acreditaram em nossa proposta, terceiro não comprei nenhum destes votos, e fiquei feliz em saber que 619 pessoas apostaram na mudança e é muita gente, talvez tu concorra (claro se não ficar escondido atraz de fantasias, e apareca para pedir votos) pra ver quanto é dificil e desproporcional a disputa de concorrer contra radialista, contra pastores, contra afiliados de deputados, afiliados de prefeitos, contra quem tem muito dinheiro, e contra os que ja estão la dentro com toda a estrutura, não é facil, mas mesmo assim acho que marcamos pois até tu que não mostra a cara acompanho o resultado, significa que estavamos no caminho, e quanto a trabalho não sei tu, mas eu sempre tive presente nas principais lutas da comunidade de santa maria, mas não fique bravo, se eu te fiz alguma coisa me desculpa, porque eu não entendi o ataque pessoal, só fiz um comentario que ralmente é só somar os votos dos partidos e vai ver que realmente a gente fez mais, talvez tu seja de um destes partidos….. por isso a maguá. e quando quiser falar de mim use seu nome verdadeiro, até para eu poder responder a altura se você levar para o lado pessoal de novo.

  3. Boca do monge? Quem seria o Monge? Ou foi escorregada do dedo?
    O g embaixo do t no teclado…
    Santa Maria da Boca do Monge. Bela idéia.
    (NOTA DO SÍTIO – o editor reconhece: houve, sim, uma “escorregada do dedo”. Que acaba de ser corrigida – mas apenas após o alerta do leitor. Aliás, o único, editor incluído, a notar o erro)

  4. Rafael :
    caro claudemir, gostaria de perguntar da onde tu tira esta informações que somente estes partidos ai acima citados teriam chances de elegerem vereadores, isso pode influenciar em decisões daqueles que querem concorrer no proximo pleito, queria que tu olha-se e soma-se as votações de alguns destes partidos ai citados por ti, e vera que um, ou dois deles fizeram menos votos que o PTB, isso que o DR ovidio não concorreu a vereador, tivemos 11 candidatos e somente com onze candidatos fizemos quase sete mil votos, por tanto na proxima eleição teremos 33 candidatos se não ouver coligações na proporcional, e vamos eleger dois vereadores, por isso quando se referir a partidos em santa maria que procure antes olhar as votações na cidade, pois dos partido que você citou ali em cima, dois só elegeram vereador porque se coligaram se não não teriam bancada, e um fez menos votos que o PTB e não tem bancada também, por tanto amigo claudemir, pense um pouco mais antes de negligenciar o PTB de suas materias.
    Luiz Rafael Rodrigues
    Executiva do PTB

    Claudemir

    Parabens. O chapéu serviu. Tua análise é coerente, com possibilidades matemáticas. Nenhuma afirmação, só considerações que podem influenciar…. que poder.

  5. caro claudemir, gostaria de perguntar da onde tu tira esta informações que somente estes partidos ai acima citados teriam chances de elegerem vereadores, isso pode influenciar em decisões daqueles que querem concorrer no proximo pleito, queria que tu olha-se e soma-se as votações de alguns destes partidos ai citados por ti, e vera que um, ou dois deles fizeram menos votos que o PTB, isso que o DR ovidio não concorreu a vereador, tivemos 11 candidatos e somente com onze candidatos fizemos quase sete mil votos, por tanto na proxima eleição teremos 33 candidatos se não ouver coligações na proporcional, e vamos eleger dois vereadores, por isso quando se referir a partidos em santa maria que procure antes olhar as votações na cidade, pois dos partido que você citou ali em cima, dois só elegeram vereador porque se coligaram se não não teriam bancada, e um fez menos votos que o PTB e não tem bancada também, por tanto amigo claudemir, pense um pouco mais antes de negligenciar o PTB de suas materias.

    Luiz Rafael Rodrigues
    Executiva do PTB

  6. Bom dia.
    Tal qual o Editor, não acredito que essa Reforma Politica mude a essência do sistema. Já disse num comentário, ninguem corta na própria carne. Ficando bom para os politicos, o povo que de lixe! Mas se o fim das coligações for aprovado será uma boa. Tem muito partidinho de aluguel no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo