Eleições 2012JudiciárioPartidosPolítica

ATÉ HOJE. Partidos obrigados a atualizar lista de filiados. Saiba por que, em SM, nem tudo será informado

Antes de mais nada, confira notícia publicada na tarde desta quarta-feira, na versão online do jornal Folha de São Paulo. Logo depois, a observação claudemiriana. A seguir:

 “Partidos devem atualizar lista de filiados até esta quinta, diz TSE

Os 27 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) têm de atualizar até amanhã (hoje, quinta) a lista de seus respectivos filiados. A atualização dos filiados está prevista na Lei dos Partidos Políticos. De acordo com a regra, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano o partido deve apresentar a lista com nome, data de filiação, número do título de eleitor e número das seções em que estão inscritos todos os seus filiados.

Os dados são arquivados pela Justiça Eleitoral e podem ser consultados na página do TSE na opção “Eleitores filiados”. A nova relação de filiados será divulgada pela Justiça Eleitoral a partir do dia 19 de abril, após o processamento das informações enviadas pelos partidos a fim de verificar eventuais duplicidades nos registros.”

OBSERVAÇÃO CLAUDEMIRIANA: fiz contato com vários partidos, nesta quarta, em busca de informações acerca de novos filiados. A maioria simplesmente “comeu em tranca”. Calou-se. Mas em pelo menos uma delas, não por acaso uma das maiores, foi possível saber (e isso deve se reproduzir nas outras siglas, também) que o que será entregue ao TSE, nesta quinta, não é necessariamente a realidde.

Me refiro ao PT. As principais correntes políticas estão filiando tão adoidadamente quanto possível. Mas isso não significa que as fichas serão entregues imediatamente à direção executiva, responsável pelo envio do material à Justiça.

Por quê? Ora, estão segurando o jogo para, quando for o caso, divulgar. Mas não passa de setembro, um ano antes do pleito. Descobri, por exemplo, que dificilmente as fichas de Juliano Piccoloto e Rodrigo Gindri (filiados por Valdeci Oliveira) constarão na relação. Da mesma forma as de Sérgio Pollo e Márcia Teston, ex-Coordenadora de Educação no governo Rigotto e egressa do PMDB. Os dois são indicações de Fabiano Pereira.

Então, e para resumir a ópera: somente no final de setembro será possível ter uma idéia mais ou menos aproximada da correlação de forças do momento, no PT. E também, claro, nos demais partidos. É a estratégia. Vai dar certo? Como saber, exceto esperando?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo