Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2010

NÃO CUSTA LEMBRAR. No início, a estratégia de Serra era bater em Lula. Deu no que deu, em outubro

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na tarde de 11 de abril de 2010, um domingo:

PLEBISCITO. No primeiro confronto, Serra bateu no governo de Lula. E Dilma no de Fernando Henrique

A impressão que tenho é que, por mais que tenha dito e repetido que sua briga é com Dilma Rousseff (e não com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, donatário de popularidade superior a três quartos da população), o tucano José Serra quer mesmo é o plebiscito, curiosamente pretendido pelos petistas.

Afinal, o que mais fez Serra, na primeira oportunidade que teve, com direito a generoso espaço na mídia (vide Jornal Nacional de ontem)? Isso mesmo: BATEU em Lula, deixando claro ser ele mais importante do que a própria candidata governista. Não é um contra-senso?

Como entender? Não sei. Exceto que isso deve ter agradado bastante aos governistas. E, assim, o discurso de Dilma, quase ao mesmo tempo do que o de Serra, soou coerente com a estratégia de todos conhecida: CRITICOU menos o oponente, e muito mais o governo de Fernando Henrique Cardoso, delineando o confronto que a ela e seus aliados mais agrada. E dando caráter pleebiscitário ao pleito…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, é preciso lembrar o contexto das declarações: o dia em que o tucano fez o pré-lançamento (sim, a campanha ainda não podia acontecer, de acordo com a lei) de sua candidatura à Presidência. Era um tempo, incrivelmente, que, certo ou não, Serra tinha uma estratégia: bater em Lula. Equivocada, aliás. Tanto que a mudou mais adiante, indo cada vez mais para a direita, resvalando para o moralismo e se enterrando no mais absurdo reacionarismo. Que funcionou no primeiro turno porque Marina Silva fez votos de descontentes com o lulismo, e desabou no segundo quando ficou praticamente do mesmo tamanho e os votos da neo-Verde se encaminharam, majoritariamente, para Dilma. Quer dizer, estratégia nenhuma, é o que acabou mostrando Serra. (Também) Por isso, perdeu.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. é a mesma estratégia utilizada pelo poçogood… Bate, bate…grita, faz barulho.. E no fim…
    Vai ficar gritando solito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo