Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (54). Para Ogier Rosado, a calorosa Santa Maria seria a capital do Rio Grande do Sul

Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Ogier Rosado: Santa Maria e a essência do gaúcho, a hospitalidade

“Se um dia eu tivesse algum  poder, faria Santa Maria virar capital do Estado”. Essa foi a primeira frase que o radialista e estudante de Turismo da Unifra, Ogier de Vargas Rosado, declarou quando o assunto foi a sua cidade natal. O morador, que também trabalha na Secretaria de Turismo do município, é um amante declarado de Santa Maria. Já saiu da cidade duas vezes para morar em Cruz Alta e Manoel Viana, mas foi mais forte a vontade de voltar e permanecer na cidade que o viu crescer.

“Nascido, criado e aquerenciado aqui”, como gosta de dizer, Ogier tem certeza que não existe cidade mais calorosa. A transitoriedade, a renovação e o calçadão lotado são aspectos que admira. “Lembro da época dos trens… lá em 1989, adorava andar de trem e ver ele lotado”, recorda.

Para Ogier, Santa Maria tem um potencial turístico muito forte, igualmente no setor de eventos. Depois de ajudar na emancipação do município de Manoel Viana quando lá residia, voltou a Santa Maria para acompanhar os filhos nos estudos, e agora, aos 50 anos, está concluindo a graduação em Turismo. Após ter morado fora da cidade, leva consigo uma certeza: só sai de Santa Maria se for pra viajar, e poder voltar ao seu lugar.

Ao relevar problemas da cidade, Ogier questiona a falta de ajuda dos moradores da cidade. E relembra um discurso de Kennedy. “O que a América pode fazer por vocês? O que vocês podem fazer pela América? Está na hora de perguntarmos à população: ‘O que vocês podem fazer por Santa Maria?” O santa-mariense de coração e de orgulho faz questão de enfatizar que Santa Maria tem a essência do gaúcho, que é a hospitalidade. E faz uma provocação: “Desafio vocês a encontrarem uma cidade com maior calor humano do que aqui”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito por acaso tive contato com esta reportagem que me deu a oportunidade de saber notícias de um amigo, que a mais de 22 anos não o vejo, que bom saber boas notícias. Parabéns pela graduação que logo chega à conclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo