JudiciárioPolíticaSupremo

POLÍTICA/JUSTIÇA. Em uma década, apenas quatro políticos condenados pelo Supremo. Saiba quem são

Tenho noticiado com frequência, muito por conta do excelente trabalho do sítio Congresso em Foco, a quantidade de parlamentares (e governadores) encrencados no Supremo Tribunal Federal. Mas não apenas eles têm casos que acabam na maior instância do judiciário brasileiro. Também políticos com atuação restrita a municípios e estados acabam sendo julgados no STF.

Pois bem, tanto num caso quanto noutro, são poucas as questões que acabam em condenação. Nos últimos 11 anos, por exemplo, há quatro. O mais notório talvez seja o prefeito curitibano Cássio Taniguchi. Quem traz as informações sobre ele, e também os outros três, é o Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. Confira:

Em onze anos, só quatro políticos foram condenados pelo STF

Apesar das centenas de ações e inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal  contra autoridades, a corte registra desde 2000 apenas quatro condenações, todas contra deputados e ex-deputados. As decisões foram tomadas pelo Supremo em 2010, quando a chefia do Ministério Público Federal estava nas mãos de Roberto Gurgel. Mas as investigações começaram anos antes e, em um dos casos, a demora levou à prescrição.

Em maio, o STF condenou o ex-prefeito de Curitiba (PR) Cássio Taniguchi por crime de responsabilidade. No entanto, o tribunal concluiu que a pena não poderia ser cumprida porque ocorreu a prescrição. Também em maio do ano passado, o STF condenou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo