ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Sem reforma política à vista, partidos tratam de se mexer

No PP, uma convicção se firma: Schirmer e Farret estarão juntos outra vez

Reforma política, com interferência no pleito de 2012? Ninguém mais acredita nela. Nem mesmo a possibilidade de proibição de alianças nos pleitos proporcionais parece estar na cogitação dos que se preparam para o confronto do próximo ano. Ou, pelo menos, olham apenas de soslaio para essa possibilidade, dada a vagareza com que as propostas andam no âmbito do Senado e da Câmara dos Deputados.

Tanto há essa desconfiança a indicar que nada de novo acontecerá (exceto o retorno das 21 cadeiras na Câmara de Vereadores) que os partidos, em Santa Maria, começam a agir mais decididamente. Se mexem, independente do que ocorre em Brasília ou adjacências.

Um exemplo consistente – embora não único – é o Partido Progressista. Reuniu-se, sua Executiva, no início desta semana. Basicamente, decidiu convocar trololó mais amplo. Será no dia 8 de setembro, na quinta-feira pós-feriado. E, excetuando a preparação para o “encontro dos CCs”, agendado para 48 horas depois, o mote do convescote é mesmo 7 de outubro de 2012.

Não, nada de eleição majoritária. Há convicção dos pepistas. Cezar Schirmer quer o PP como parceiro prioritário e José Farret segue sendo o cara para vice. Exatamente como em 2008. Qualquer coisa diferente disso está fora das cogitações – ao menos dos dirigentes. O tema, meeeeesmo, é a eleição proporcional. O PP, assim como outras siglas, corre atrás de figuras importantes para concorrer à vereança. Capazes de fortalecer a legenda e ampliar a atual bancada. Como fazer isso? Bem, eis um dos temas da reunião.

Ah, também está na pauta outro assunto: 14 ou 21 vereadores? Nesse ponto, o encontro é pró-forma. Trata apenas de oficializar a posição partidária em favor da ampliação do atual número de vagas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo