CidadaniaMulher

SOCIEDADE. Débora Dias e a violência doméstica como uma causa da violência urbana

“…A violência doméstica é fenômeno multifacetado, complexo e extremamente democrático, à medida que atinge todas as camadas sociais.  Contrario sensu, encontram-se as estatísticas policiais infladas de casos envolvendo as classes menos favorecidas, mas esta constatação não são garantia de que o problema seja tão mais freqüente nestas parcelas da sociedade. Entretanto, a população mais pobre encontra na polícia único expediente para tentar resolver seus problemas; já as classes mais abastadas, diante do problema, podem procurar um advogado, um psicólogo, etc. e somente procurando fazer o registro de ocorrência policial, de regra,  em casos mais graves e que não puderam ser resolvidos de outra forma.

Inserida nesta discussão confundem-se muitas vezes os conceitos da chamada “violência de gênero (violência contra a mulher em razão do sexo, em razão do papel social que lhe seria destinado na sociedade, gerada pelas desigualdades sócio-culturais entre homens e mulheres), a violência intrafamiliar (decorrente da…”” 

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do texto “Violência doméstica como uma das causas da violência urbana”, de Débora Aparecida Dias, que colabora semanalmente (às quartas-feiras) com este sítio. Débora é graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Ciências Criminais e Segurança Pública e Direitos Humanos. Desde 2000 é delegada e, a partir do ano seguinte, é a titular da Delegacia de Polícia para a Mulher de Santa Maria. O texto foi publicado há instantes, e você pode encontrá-lo na seção “Artigos”.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo