ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Ok, ok, ok. Os coreanos da Hyundai não vêm. No entanto…

PorEDER R. FLORES (interino)

A gigante sul-coreana Hyundai, empresa que irá se instalar em território gaúcho para fabricar elevadores, não vem para Santa Maria. A informação partiu na quinta-feira através da imprensa da Capital. A poderosa São Leopoldo, região metropolitana, receberá os cerca de R$ 30 milhões de investimento.

A perda é dolorosa, ainda mais para o povo santa-mariense que contava com a elevação dos índices de emprego na cidade. Maaassss, nesta história infeliz existe algo que pode ser tirado como proveitoso, e como pode. Explico: até pouco tempo atrás, o município era visto como local puramente universitário e de comércio forte. A cidade do “Pão e Leite”, como ficou conhecida fora das cancelas de fronteira territorial, iniciou um processo de industrialização e que poderá render bons frutos. Não esperem que isso aconteça a partir de 2012 ou 2013, porém o embrião está lançado. O fato deve ser considerado, pois o santa-mariense brigou até as últimas instâncias com polos geograficamente melhores condicionados.

Bem que o governador Tarso Genro tentou estender a mão, mas a visão empreendedora dos coreanos falou mais alto e a necessidade de empresas subsidiárias de peças também foi fator determinante. Estamos longe, e muito longe, de ser uma industrial Caxias do Sul, mas quem sabe com trabalho e inteligência galgamos alguma coisa do gênero. Segue o jogo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Segundo entrevista ao jornal Zero Hora, Victo Park afirmou que se impressionou muito com Santa Maria. Que a Hyundai elevadores não veio para cá, pois não temos uma “cadeia de suprimentos” aqui. Mas ele irá conduzir investimentos para Santa Maria, das 4 empresas coreanas que estão vindo.
    http://wp.clicrbs.com.br/avarejo/2012/01/23/diretor-da-hyundai-diz-que-santa-maria-tem-chances-de-receber-outra-empresa-coreana/?topo=52,1,1,,165,e165
    Victor Park afirmou, para a Unisinos, que Santa Maria deverá receber um investimento futuro da Hyundai também.
    http://www.ihu.unisinos.br/noticias/505931-fabricadeelevadoreshyundaivaiparasaoleopoldo

  2. Repito o que a informação acima diz ,os polos industriais no estado JÁ estão desenhados,estamos fora deste desenho,tem que pensar em um plano a médio e longo prazo,nada imediatista aproveitando apenas as oportunidades ocasionais ,prometer é barbada,o difícil é fazer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo