ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Pedreiros e sua primeiragreve. E o nascimento do Riograndense

Isso é história!

 “1912, 9 a 11 de abril – Violentos conflitos entre soldados do exército e praças da guarda municipal, com mortos e feridos, põem a cidade em sobressaltos.

2 de maio – Declaram-se em greve os pedreiros da cidade, reclamando oito horas de trabalho. Consigno aqui este movimento porque coincide com as primeiras manifestações operárias socialistas observadas em nossa terra, batizadas pela imprensa da época como “idéias maximalistas”.

7 de maio – É fundado o Riograndense F.C., em reunião realizada na “república” de Antônio Izaguirre e João Avancini, na Vila Familiar, sita à rua Garibaldi, hoje Dr. Wauthier, e escolhida a primeira diretoria, assim constituída: Álvaro Silva, presidente; João Batista Bolli, vice; Aristeu Midão (Midon), secretário; Armando T. Barra, tesoureiro; Antônio Silva, orador e Jorge Kuhn Filho, porta estandarte. São escolhidas como cores do clube o branco e o vermelho, mais tarde mudadas para verde e vermelho.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo