ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Isso é história. Nascimento da SUCV. E também da Coopfer

Isso é história!

1913, 20 de setembro – É fundada a União dos Caixeiros Viajantes, com aseguinte primeira diretoria: Cândido Souza, presidente; Luís Fontoura, vice; Domingos Dias, 1° tesoureiro; Francisco Pereira Caldas; 2° tesoureiro, Ovídio de Almeida, 1° secretário; e Pedro Nessi Jr, 2° secretário. A Sociedade foi fundada em reunião realizada na residência do viajante Horácio Pedroso, sita à rua do Comércio (Dr Bozano), no edifício em que estão hoje as Casas Pernambucanas.

26 de outubro – É fundada a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea, cuja ideia foi lançada em reunião havida no dia 23.

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

NOTAS DO COLUNISTA:

1 – As Casas Pernambucanas deixaram de existir há vários anos. O prédio referido por Beltrão, salvo engano claudemiriano, é o mesmo onde funcionam, hoje, um restaurante (Chopperia Alemanha) e duas lojas (Brandt e Multissom).

2 – A Cooperativa (Coopfer), nascida em 1913, seria uma verdadeira potência econômica e social de Santa Maria. Ainda existe, mas apenas cartorialmente. Seu único grande empreendimento conhecido é exatamente a Casa de Saúde, tornada Hospital Municipal no governo Valdeci Oliveira, que desapropriou o terreno e o prédio, na zona norte da cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo