ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O fato é que os partidos grandões comandam. E os outros?

Já houve um momento, e nem faz tanto, na política local, que os partidos que comandavam eram PTB, PDT, PFL (hoje DEM) e PP. Majoritariamente. Só depois vinham os coadjuvantes, PMDB e PT. E, mais atrás, os outros.

Era assim. Por circunstâncias várias mas, sobretudo, pela vontade popular expressa nas urnas, essa situação se modificou. Ao ponto de, gostem ou não os militantes eventualmente furiosos com o colunista, e que se manifestam via internet, os coadjuvantes virarem protagonistas. Sim, PMDB e PT são os maiores partidos de Santa Maria. Até quando? Os eleitores e a conjuntura vão definir.

Em relação aos demais, há, sim, mudanças. PP e PDT se mantém mais acima, mas já não decisivos. E viram encostar na primeira divisão um novato local, o PSDB. Que até se mostra, por força de uma liderança que tem votos (a base de tudo), Jorge Pozzobom, interessadíssimo em subir ainda mais, virando também ele, um astro no espetáculo.

E, por mais que um e outro embrabeça, terão muito trabalho para se qualificar neste quadro, o DEM, que já sofre de esqualidez nacional e o PTB, que voltou a ser secundário – exatamente como sempre foram, em Santa Maria, PSB, PC do B e PR (que chegou há pouco no jogo). E o PSD e o PPL? Bem, esses ainda não experimentaram as urnas. Portanto, ainda não existem, embora seja maiores (e apenas por, cada uma, ter um vereador, que os criaram) que as outras siglas que também têm representação local. Inclui-se, nesse caso, um grupo que tem o PV, o PRB (com seu edil evangélico) e os partidos da esquerda-esquerda, como PSOL, PSTU e PCB. Ah, e aqueles de sigla tão difícil quanto encontrar um filiado neles.

É perfeitamente aceitável que a avaliação acima seja contestada pelos militantes partidários. No entanto, tem o respaldo dos fatos. Contra os quais quem quiser que brigue, não o colunista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Se Pozzobom for candidato a prefeito a bola da vez é o PSDB. Quem coligar para vereador com eles estão sujeitos a se eleger, qualquer sigla, caso contrario concordo com o Realista. PMDB, PT, PP e DEM perdem vagas.

  2. Vamos ser realistas:
    – PMDB diminui
    – PT diminui
    – PP diminui
    – PSDB aumenta e ganha cadeiras
    – PTB aumenta e ganha cadeira
    – PDT aumenta, ganha cadeira e mata o DEM
    – DEM diminui e perde cadeira pro PDT
    – PSOL segue sonhando
    – PR nem com banda de música elege
    – PSB conquista cadeira se coligar com PSDB, assim como o PSD

  3. Discordo dos seus FATOS (colunista) e mostro NÚMEROS reais.
    Esses são os números da última eleição municipal (2008) na proporcional:
    – PMDB 42.607
    – PT 41.048
    – PP 22.702
    – PSDB 10.981
    – PTB 6.827
    – PDT 5.866
    – DEM 5.354
    – PSOL 2.368
    – PR 2.197
    – PSB 2.100

    Agora tirem suas conclusões !!!!

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo