Arquivo

Crise ianque. Neoliberalismo vai para as cucuias, com a compra de bancões pelo governo Bush

Essa é para fazer neoliberal se esconder de vergonha. Onde já se viu o “Deus” mercado virar pó e, em lugar dele, o Estado tomar conta de tudo. Isso deve ser coisa de comunista! Parece piada, mas não é. Ironia, sim. Agora, vejam a última do presidente Bush (na foto de Ricardo Stuckert, distribuída pela Agência Brasil), para estancar a crise que os bancões americanos provocaram, com reflexos no planeta inteiro. A reportagem é da BBC Brasil, publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

 

“Bush anuncia plano para salvar bancos grandes

Governo usará parte de plano de resgate para comprar ações de bancos.

 

 – O presidente americano George W. Bush anunciou nesta terça-feira em Washington que seu governo vai injetar uma grande quantidade de capital para comprar ações dos bancos dos Estados Unidos. Segundo Bush o dinheiro, US$ 250 bilhões, virá do pacote de US$ 700 bilhões aprovado pelo Congresso em meados deste mês.

Em um pronunciamento curto, o presidente americano também afirmou que o governo vai garantir temporariamente as dívidas de bancos para lidar com a atual incapacidade das instituições de emprestarem dinheiro. Bush disse que as medidas visam ajudar os bancos que ainda estão saudáveis a fazerem empréstimos novamente, para estabilizar os bancos que foram prejudicados pela crise mundial.

O presidente afirmou que, quando voltarem às suas condições normais, os bancos serão encorajados a readquirir as ações que foram compradas pelo governo…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Bush anuncia plano para salvar bancos grandes”, da BBC Brasil, publicada na versão online d’O Estado de São Paulo.

Leia também a reportagem “Bush anuncia medidas para destravar crédito”, publicada pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo