ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Já se conhece a primeira dobradinha para disputar a reitoria da UFSM. Saiba qual

Luneta

Já é conhecido o primeiro candidato a reitor da UFSM, um ano antes da manifestação da comunidade universitária, via voto de docentes, estudantes e técnico-administrativos.

Para evitar a disseminação de boatos (que já corriam pelo campus), Felipe Muller convocou seus principais auxiliares e apoiadores e informou: concorre à reeleição.

Aliás, não só Muller. Também Dalvan Reinert foi confirmado como parceiro de chapa, mais uma vez o vice, na disputa pela reitoria da UFSM.

Ainda sobre UFSM, é iminente a adesão da instituição à empresa gestora dos hospitais universitários, criada por lei no ano passado.

O Conselho Administrativo do HUSM já deu o sinal verde. E o Conselho Universitário concedeu aval para que o reitor negocie essa adesão. Logo, logo, tudo estará acordado.

Do jeito que estão se formando as nominatas, há quem aposte, pela robustez político eleitoral dos já pré-apresentados, que PP e PMDB vão comandar a Câmara, a partir do próximo ano.

A lista de pré-candidatos do Partido Progressista, por exemplo, conhecida nesta semana, fez muita gente imaginar que há pelo menos uma dezena em condições de disputar vaga.

Chamou a atenção, inclusive, os quatro ex-edis (todos com grande potencial eleitoral) que se reapresentam ao jogo político. Ah, na lista, dois radialistas pra lá de conhecidos: Fernando Adão Schmidt e Paulo Sidinei.

Do verdadeiro balaio de partidos anunciados como apoiadores da dobradinha Cezar Schirmer/José Farret, o PMDB pinçou um com o qual fará aliança proporcional.

No caso, é o PSL (Partido Social Liberal – caso você, como muitos, não saiba o que significa). Mas há um detalhe: os psolistas entrarão com apenas dois candidatos. E ambos mulheres.

Com o que, os peemedebistas, além de ganhar 30 segundinhos de propaganda, ainda conseguem colocar a maioria sufragante de marmanjos que constam de sua nominata.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. -As vagas, para as mulheres concorrem ao cargo de Vereadoras em Santa Maria, são do PMDB; e, não de possível coligação na nominata proporcional – isto, acontecendo, reforça o número de candidaturas do sexo feminino. – Se tal, aliança ocorrer, não é para solucionar um problema interno do PMDB. – É um direito coletivo, conquistado pela democraria, que assim exige ou permite que um partido político apresente, entre, a sua nominata de candidatos um percentual de nomes femininos, tirados da relação dos filiados desta agremiação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo