ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Um bom debate inicial. E que abre uma fresta às estratégias de campanha

Candidatos à Prefeitura permitem vislumbrar o discurso a ser defendido

Ninguém poderia esperar que a porta fosse integralmente aberta. Até porque é uma campanha longa, que tende a apresentar elementos a ser enfrentados pelo caminho. No entanto, o primeiro debate dos candidatos à Prefeitura (uma promoção de A Razão, Rádio Santamariense e TV Santa Maria, com apoio da Cacism), realizado nesta sexta, abriu uma fresta. E permite supor, ao menos, quem os candidatos imaginam ser seus adversários principais.

À esquerda, a Frente com PSTU e PCB (via Jeferson Cavalheiro), atirou para todos os lados. Já o PSOL (com Tiago Aires) pareceu mais seletivo, e melhor articulado, para atacar especialmente PT e PMDB, os mais recentes administradores da comuna.

E os protagonistas? Bem, é possível, quem sabe provável, que a tática mude, que métodos sejam acrescentados ou até deixados de lado, ao longo do percurso. Porém, a estratégia pareceu clara, no primeiro confronto.

O prefeito (e candidato à reeleição) Cezar Schirmer (PMDB) defenderá seu governo e as suas vitórias. E tentará ampliar as propostas para um novo mandato. E terá que se sobrepor (e, na medida do possível, ignorar) às questões colocadas por Jorge Pozzobom (PSDB) e Helen Cabral (PT). Estes, visivelmente, procuraram não se atacar, centrando forças no peemedebista.

Era o que se previa, nos bastidores. E que, ao menos no embate inicial, se confirmou. O que não se sabe é até quando isso vai durar. Há dúvidas, muuuitas, a respeito da conveniência dessa estratégia. Mas isso já é tema para o futuro. Que, aliás, não demora.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Achei o debate equilibrado. Cada um com reservas para conhecer as estratégicas. Mas deu para perceber que a Helena foi bem melhor que o Pozzobon. Na minha opinião o dep Pozzobon vai ajudar no crescimento da cand Helena se posicionando como se posicionou. Pozzobon me parece que não tem chão…o pref Shirmer estava na dele como deve ser, vai defender o seu governo, esta no caminho certo. Os outros sao os outros… Sem comentarios

  2. Como assim foi aberta a porta? Que porte é essa? Na linguagem figurada quando se “abre uma porta” é porqure alguém “deixou o rabo”. É esse o caso? Pelo que entendi se coloca algo questionável que foi questionado antes da hora. É isso? Mais claresa, por favor. Pelo que entendi, o editor esperava que alguma coisa só fosse usada mais adiante… porta de quem? (NOTA DO SÍTIO – O editor desenha: nas últimas campanhas eleitorais, o debate efetivo começa apenas mais adiante. Neste ano, aparentemente, já começa a ficar claro rapidamente a estratégia de cada candidato. Exatamente o oposto do que sugere o leitor. É, claro, a interpretação do editor, com a qual ninguém é obrigado a concordar. E pode, até, se quiser, como parece ser o caso, buscar teorias conspiratórias.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo