CampanhaEleições 2012Política

ELEIÇÃO E MARKETING. Luciano Ribas explica que continuidade e continuísmo não são a mesma coisa

“…Quem conhece um pouquinho de marketing político sabe que esta é uma tarefa complicada, pois basicamente há dois caminhos para um candidato em campanha: ou ele deseja continuar algo ou quer mudar a situação. Pelo menos é isso o que dizem os principais estrategistas de comunicação política.

Por uma série de fatores que, sem medo de errar, posso afirmar que foram aproveitados ou potencializados pelo acerto do slogan, o prefeito Valdeci Oliveira foi reeleito e realizou um segundo mandato que modificou para sempre o futuro da cidade. Tanto que as principais realizações dos atuais ocupantes do…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Continuidade e continuismo”, de Luciano Ribas, colaborador habitual deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

35 Comentários

  1. Prezado, Sergio (seja este o nome ou o codinome), reitero o que disse e penso a mesma coisa de minha mensagem anterior.
    Mas, como sempre, respeito opiniões em contrário. Lembrar da ditadura e querer comparar com o que estamos divergindo aqui é confundir tudo mesmo. Aliás, parece que os argumentos aqui são de acordo com a situação não é mesmo? Não é o meu caso.
    Quanto a minha vida e a ditadura gostaria de informar que nos anos setenta, do século passado, lembro bem de várias passagens – por conta do meu sobrenome Brizola por parte materna – que marcaram minha família. Fiz até um curta para que isso fosse bem lembrando e jamais esquecido. Está na web. Se chama “Anônimos”. Informação é uma coisa que prezo muito. História, também. Apenas não confundo tempo, nem fatos. Também não costumo julgar ninguém por estar aliado a este ou aquele partido. Mas, não deixo de relatar minha opinião, sempre! E assino, com nome e sobrenome. Com respeito e ti e a história.

  2. Caro Cassol: de certo não viveste o período da ditadura. Morei no Rio de Janeiro quando me pai ai para o trabalho desviando dos cavalos do Exército sentando porrada no trabalhador. Naquela época – e ainda hoje – as pessoas utilizam fakes para se expressar, para evitar perseguições. A opinião não pode ser desqualificada só pela fato da pessoa usar nome fictício. O senhor, como produtor de cinema que é, sabe que muitos filmes e documentários são realizados em cima de histórias reais, sendo que o nome dos envolvidos é preservado e nem por isso os fatos deixam de ser verdade. Tu é simpatizante do partido do autor do artigo, é chegado do partido do publicitário, e para quem gosta de lógica, não se espera outra postura tua a não ser de concordar com o CC publicitário assessor especial para assuntos de facebook do Governo do Estado. Mas, nem por isso, deixo de respeitar a tua opinião, mesmo sendo fake. Pena que tu não pensa o mesmo de quem se preserva o direito de reservar a identidade.

  3. Garibaldi… Lulla nem sempre foi sobrenome… e acho que nem é atualmente, pode ser um prénome ou nome, sei lá.
    Eu não opinein sobre politica e sim sobre politicagem.
    A mudança continua lembra “a luta continua”. Soa cópia, por isto acho bobo, singelo, a reclamação de Ribas, pois ele não pode se considerar o dono de palavras… senão poderiamos dizer que ele copiou o “a luta continua”…
    Eu crio neste exato momento uma campanha: “a luta deve continuar”… gostou? Posso vender.

  4. codinome é direito de todos… deves ter lido livros de autores que preferiram anonimato… respeite isto.

    Lula é nome? no passado era apelidoe usou com direito. (NOTA DO SÍTIO – o editor tanto respeita que aceita até apelidos escatológicos disfarçados de criativos. E eles poderão continuar a ser usados, exceto se ferirem a lei eleitoral. Simples assim)

  5. Prezad@s, mais uma vez digo que assino aqui meus comentários com nome e sobrenome. Parabéns ao texto do Luciano Ribas. Com respeito a quem não se esconde em codinomes. Quem usa artifício como esse demonstra como pensa a política e suas variantes. Aliás, demonstra que não deseja uma construção coletiva que cuide bem de nossa Santa Maria, de forma ampla, participativa, plural e sem plágios.

  6. Com a internete as noticias vão longe pois imagine que chegaram até no Pindaí.O comentário é que em uma cidade da região central a inveja e o olho grande que uma certa pessoa do PMDB tem dos moços do PT é de causar espanto.Aqui estamos pensando em mandar um saco de sal grosso e uns treze pés de aruda para essa gurizada fazer um banho para esse olho.Outro assunto que se sabe Dilhermano era distrito de Santa Maria até pouco tempo portanto mesmo domicilio eleitoral.

  7. E tem gente quer migrou de São José da Porteirinha, em Dilermando de Aguiar, para “fazer ninho” em Santa Maria…

    Isso – na verdade – pouco importa.

    Olhemos, por exemplo, para a PTzada de Santa Maria que vivem “lépidos e fagueiros” a dulce vitta portoalegrense.

    Não transferiram o título (talvez…), mas se relacionam com a cidade como se fosse seu “curral eleitoral”, metendo o bedelho em tudo quanto é assunto, fazendo “marcação à distância” ou comandando por controle remoto os fantoches que deixaram aqui.

    O que dizer da PTzada que – ao perder a “boquinha (créditos eternos a Anthony Garotinho) em Santa Maria – logo deram um jeitinho de arranjar outra às margens da BR 116 (Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e outras…)?

    O que dizer da PTzada que – para não se afastar de seus negócios e propriedades – pegaram boquinha aqui perto mesmo?

    Se meu conselho vale alguma coisa, sugiro que essa gente trate de renovar seus contratos de aluguel, porque não vai ser desta vez que voltarão para Santa Maria.

  8. e por falar em gostar de SANTA MARIA-RS, gostaria de saber qual o deputado e de qual partido é, o que manda mais grana pra BOCA DO MONTE; e qual o partido deste cidadão; teve um que foi muitos anos deputados e nem ia ao distrito federal para fazer juz ao pequeno saláro

  9. Sr. Garibaldi

    Quando uma pessoa diz SEM COMENTÁRIOS, está comentando?

    Ou quando alguem le, escreve, comenta e diz desconsiderar, não deu consideração ao texto?
    Louco isto.

  10. O que se lamenta é que mesmo não havendo o suposto interesse de algum publicitário do consórcio governista, fica apenas um lado da história. Mas aí é o critério do editor em publicar ou não. Tem o risco, também, de alguém caracterizar a manifestação de um ou outro como propagando antecipada.

  11. Para certas pessoas existe dois pesos e duas medidas pois estão criticando o Sr. Luciano por trabalhar em POA e nada fazer por Santa Maria.Eles esqueceram que o Sr.Cézar Schirmer tinha residência fixa em Porto Alegre e inclusive domicilio eleitoral pois concorreu a prefeito e perdeu para o Sr.Tarso Genrro.O Sr. Schirmer deve ter transferido seu domicilio para Santa Maria em 2000 para concorrer a primeira vez com o Sr. Valdeci.

  12. A propósito, repito aqui o meu comentário no post original do artigo: “Comentário Ideologicamente comprometido, condiz com a realidade sob ponto de vista do pt. Assim, poderíamos afirmar, sob essa óptica poderíamos afirmar, sem medo de errar, que o Governo Lula e Dilma são continuações do Governo FHC.”

  13. Desconsidero sim, caro Garibaldi, pois, o ato de comentar determinado artigo significa posição a respeito do post. Abraços

  14. @Robson Zinn. Precisa-se de pretexto para criticar o governo??? Não pode-se falar(bem ou mal) do Sr do Palacio dos viajantes. Convenhamos Sr.Zinn, leia sobre DEMOCRACIA no Wilkpédia ou outro dicionario qualquer. Tem cada opinião …..

  15. Fiz comentário no post do Luciano e achei que estaria aqui, mas ficam separados. Mas, enfim.
    A mim causa surpresa o comentário do Robson Zinn. Cara inteligente, esclarecido. Querer descaracterizar o artigo do Luciano por este ter ligações com o PT é no mínimo irracional.
    Ora, então quantos aqui estariam impossibilitados de dar sua opinião sobre a política da cidade? Ou somente os do PMDB e os tucanos é quem podem? Tenho alertado há tempos aqui no site a dificuldade do pessoal da prefeitura, tanto do PMDB quanto do PSDB de lidarem com críticas. Mas, gente, isto é do jogo democrático. Vocês da prefeitura compraram alguns da imprensa e não mente dos santamarienses. Ainda sabemos pensar e, graças à Deus, ainda temos espaço como este para nos manifestar.

  16. O sujeito diz que desconsidera uma coisa e perde tempo comentando? Quem desconsidera que a história de Santa Maria não começou em janeiro de 2009 é o Schirmer e sua turma.

  17. Este artigo pode ser desconsiderado pelo fato do senhor Luciano Ribas estar ideologicamente comprometido. Sua visão não demonstra idoneidade, visto seu posicionamento político que, como ele mesmo afirma sempre foi público. Logo, ao meu ver, eu o desconsidero.

  18. Gente, cadê a isenção? Claudemir: sugiro contratar um publicitário da situação como articulista do sítio, acho que pegaria bem. A não ser que essa seja a linha editorial do blog. Falo de isenção, não de imparcialidade, pois imparcial, ninguém é. (NOTA DO SÍTIO – em nota do editor, poucos comentários abaixo, esse assunto foi tratado. Pode conferir)

  19. Pois é, Robson Zinn é q não sabe conviver com criticas???? Vivem aqui criticando, difamando, ofendendo (dentro de critérios estabelecidos por esse gde repórter e editor-dono do site) na maior naturalidade e qdo são rebatidos se acham os donos da verdade???? TODOS q aqui defendem o partido contrario a td são cheios de interesses PESSOAIS!!!! A luta de jovem pela cidade, acabou qdo perderam a eleição e foram embora de Santa Maria!!! Volto a perguntar pq não continuam combatendo e lutando pela cidade, como gostam de alardear aos quatro ventos, aqui gerando trabalho, renda e buscando melhorias?? Volto a dizer Balelaaaaa

  20. Pelo visto o Robson Zinn está se candidatando para escrever a biografia do Luciano Ribas. E sobre o conteúdo do artigo, nenhuma manifestação, Zinn? Abraço a ambos.

  21. Sr.Robsom Zinn por conhecer o Sr. Luciano Ribas desde menino sei de sua integridade moral,seu senso de justiça e sua luta por um país,um estado e principalmente por uma Santa Maria melhor para sua gente e quando digo melhor e para todas as pessoas não apenas para a minoria que mora no centro da cidade,sempre lutou por igualdade social e toda sua juventude foi calcada nessa luta e também nunca escondeu sua ideologia mesmo quando o PT era um pequeno partido massacrado pelos partidos tradicionais e sempre defendeu a democracia e o direito de todos se manifetarem e por último ele sempre teve trabalho se atualmente esta no governo é por sua capacidade.Sr. Robisom aprendam viver em democracia e aceitarem criticas do partido e do governo do qual pertencem.

  22. o Claudemir tao cuidadoso em manter o nivel dos comentários dá espaço para uma pessoa apoiar um candidatos… que sao os articulistas ligados ao Schirmer e ao Bom? O Felipe da UFSm? O Costabeber?
    Se não são, não seria justo cada candidatos ter seu articulista aqui?
    (NOTA DO SÍTIO: o leitor está obviamente chateado por comentários vetados, por ofensivos, e por supor que é esperto demais. Quanto ao mérito, váááários foram convidados. E todos são ótimos articulistas, com texto correto e ideias claras. Não aceitaram. E, de resto, a mediação se dá pelos comentários. Aos quais TODOS têm acesso, ressalvada necessária civilidade. E, de mais a mais, os dirigentes políticos que aqui opinam, sem qualquer interferência, têm uma compreensão bem melhor e mais democrática do espaço disponível – como se viu nesse mesmo tópico. Além do que, amigo, o primeiro requisito para ser convidado é saber escrever. E, de preferência, com o próprio nome – e não com pseudônimos escatológicos, disfarçados de bem-humorados)

  23. Falou tudo Robson Zinn!!!! Seria interessante o Sr. Luciano deixar o “emprego” em Porto Alegre e ficar lutando por sua cidade, já q ele e tão entusiasta por ela!!! Mas como tds do partido contrario a tudo, após a derrota nas eleições tds esquecem Santa Maria e assumem cargos em outras cidades. Isso faz com q entendamos a escrita ferina e carregada de negativismo, pois eles tem q defender com “unhas e dentes”, mesmo sendo pessoas inteligentes, os seus empregos e assim voltar para Santa Maria e voltar a ser entusiasta por ela. Fora isso Santa Maria não existe, mas o emprego em outra cidade vale muito mais!!!!! Pq não continuam aqui e produzem para a cidade???? Pq saem e dizem que produzem qdo estão empregados na Prefeitura???? Se realmente se importa com Santa Maria Pq não ficam???? Balelaaaaaaaaaaa!!!!!

  24. Amigo Robson Zinn, eu não preciso dizer nada disso, pois tudo isso é absolutamente público. Minha relação com o PT é tão óbvia quanto a tua com o PMDB. Por fim, eu sempre opino aqui sobre algum assunto e a opinião é, por ela mesma, o avesso da isenção. Para mim as tuas considerações não soam como críticas, pois são óbvias. Apenas um reparo: não se trata de “falar mal”, mas de criticar no melhor sentido da expressão. Abraço.

  25. Cabe aqui algumas considerações:
    1 O Luciano não é isento no processo eleitoral.
    2 O Luciano esquece de dizer que é filiado ao PT.
    3 O Luciano esquece de dizer que é CC do Tarso.
    4 O Luciano esquece de dizer que sua opinião decorre de seus compromissos ideologicos com o PT.
    5 O Luciano esquece de dizer que é um dos consultores de audio e video da campanha da Helen, como esta mesmo me disse.
    Por fim tal opinião postano site é apenas pretexto para sempre falar mal do Schirmer e do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo