CongressoEducaçãoEleições 2012JudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Serviços essenciais, PSB avalia, menos dois, eleição escolar, reitora do IFF…

* É ponto facultativo (feriado, objetivamente falando) em todas as repartições estaduais e municipais em Santa Maria, nesta sexta-feira.

* No caso local, a prefeitura garante a manutenção dos serviços considerados ESSENCIAIS.  Entre eles se encontra, por exemplo, o recolhimento de lixo, que será normal. E haverá plantões em vários outros.

Maia, presidente por três dias (foto arquivo)

* O deputado federal gaúcho Marco Maia (PT) assume a Presidência da República nesta sexta, ele que, como presidente da Câmara, é o segundo na linha sucessória.

* O petista ocupa o Palácio do Planalto até segunda, quando o vice-presidente Michel Temer retorna da Alemanhã, onde cumpre agenda oficial.

* A titular, Dilma Rousseff, que está em viagem à Espanha, retorna na terça, quando reocupa o gabinete principal do Palácio do Planalto.

* O Supremo Tribunal Federal estará desfalcado de dois dos 11 ministros, a partir de segunda-feira, quando se oficializa a aposentadoria compulsória do atual presidente, Carlos Ayres Britto.

* A presidente Dilma ainda não indicou seu substituto, que deverá ser sabatinado e aprovado pelo Senado, antes de assumir. Não há prazo para uma coisa nem para a outra.

* Como Teori Zavascki (substituto de Cezar Peluso, aposentado há pouco), já aprovado no Congresso, ainda não assumiu, haverá dois a menos, nas próximas sessões do Supremo.

A direção municipal do PSB promoveu na última quarta um encontro com os candidatos a vereador que disputaram as eleições de 2012.

O objetivo foi avaliar o desempenho do partido. Para o vice-presidente, Odinei Gonçalves, “o partido cresceu muito em nível estadual e federal. Agora o PSB passar a exercer papel de protagonista no cenário nacional”, afirmou.

A Executiva informou que vai promover uma forte campanha de arrecadação financeira e buscar a contribuição voluntária de seus militantes.

Haverá amplo calendário de atividades de formação política a partir de dezembro. Estão previstos cursos em parceria com a Fundação João Mangabeira (FJM) e debates e palestras com deputados e lideranças socialistas.

Direção e candidatos do PSB. Bom resultado nacional. Já à Câmara de SM, nada a declarar

O PSB Santa Maria também pretende valorizar os quadros políticos locais, por isso já está articulando alguns destes eventos com a participação de intelectuais do partido.

Dois nomes de peso já confirmaram presença nestas atividades: os professoresLuiz Ernani Bonesso de Araujo e Ricardo Rossato.

O partido também iniciou uma discussão preliminar sobre critérios a ser adotados para a indicação de nomes que deverão compor a próxima gestão de Cezar Schirmer.

A Executiva Municipal socialista deverá se reunir na próxima semana para apresentar um calendário definitivo de todas as ações programadas para os próximos meses

* São tempos de campanha eleitoral nas escolas das redes públicas estadual e municipal, que elegerão os novos diretores.

* O primeiro pleito é entre os estabelecimentos estaduais. Será nesta quinta-feira, dia 22. São 2.572 escolas em todo o Estado. Os diretores terão mandato de três anos.

* Para quem acompanha as redes sociais, é fato que alguns pleitos são bastante disputados. Ah, e a eleição já será regida pela nova “lei de Gestão Democrática”.

* Entre as novidades há a proporcionalidade dos votos nos segmentos da comunidade escolar. Os pais e alunos têm peso de 50%. Professores e funcionários respondem pelos outros 50%.

* Outra novidade é a eleição por chapas, com diretor e vice-diretor. Até agora era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe depois de eleito.

* E tem mais: a nova legislação permite (ao contrário da anterior) apenas mais uma reeleição por mais de três anos, garantindo renovação nos quadros diretivos.

Carla Jardim, enfim, assume (foto arquivo)

* No âmbito municipal, a eleição está marcada para dezembro. E, pelo que se vê até aqui, a disputa tem pouco componente político envolvido. Pelo menos até aqui.

* E, enfim, depois de muito trololó, recursos e coisa e tal, está marcada a posse da nova reitora do Instituto Federal Farroupilha, cuja sede é em Santa Maria.

* A cerimônia de posse de Carla Comerlato Jardim, eleita pela comunidade escolar, está marcada para esta segunda-feira, dia 19, no Ministério da Educação, em Brasília.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo