AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCongressoCulturaEducaçãoEleições 2012JudiciárioMídiaMinistério PúblicoPolíticaPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Tensão na Câmara, reforma política, Assembleia, CPI Porcina, a questão indígena…

* Há clara tensão, no legislativo da comuna. Afinal, pelo menos três vereadores reeleitos correm o risco de perder o registro e, consequentemente, o novo mandato.

* Depois dos peemedebistas Claudio Rosa e Maria de Lourdes Castro, agora é Marion Mortari (PSD), que tem o registro questionado pelo Ministério Público Eleitoral, como este sítio INFORMOU, em primeira mão, no final da tarde desta segunda.

* Noves fora as ameaças sobre edis reeleitos, o principal tema em debate na Câmara não está no Boletim Legislativo 073/2012, que traz a Ordem do Dia para a sessão desta terça.

* A mudança do Regimento Interno, com a definição do número de assessores de cada edil, quanto cada um poderá ganhar, e os CCs nomeados pela Mesa Diretora, pode ser incluída até na hora da reunião, mediante acordo de líderes.

* Pelo documento oficial, até aqui, de confirmado, apenas os indefectíveis requerimentos (são 20) pedindo serviços dos poderes públicos e um punhado de moções.

* Na Assembleia Legislativa, porém, começa já a trancar a pauta um conjunto de projetos enviados mês passado pelo Palácio Piratini, em regime de urgência.

* Nesta semana, por exemplo, das 20 MATÉRIAS em condições de ser votadas no plenário, uma está nesta condição. É a que trata do reajuste dos agentes penitenciários.

* Em todo caso, das outras 19, quantas e quais serão votadas só se saberá no final da manhã, quando acontece a reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora do Legislativo gaúcho.

* Enquanto isso, em Brasília, insistem em afirmar que parte da reforma política será votada esta semana, na Câmara dos Deputados.

* Se isso é sério ou não se saberá já nesta terça, quando há a ideia de firmar acordo no sentido da apreciação em plenário de quarto itens do relatório do deputado Henrique Fontanta (PT/RS), que coordenou Comissão sobre o tema.

* Entre os temas que podem ser votados está, por exemplo, o fim das coligações nos pleitos proporcionais, de vereador a deputado federal. Pois é.

* Também se anuncia para esse primeiro “dia útil” em Brasília a votação do relatório final da CPI do Cachoeira (a que este editor chama de CPI Porcina, a quem foi sem nunca ter sido).

* Mesmo mutilado, com a retirada do indiciamento de jornalistas que colaboraram com o criminoso, inclusive Policarpo Júnior, da ex-revista Veja, não há garantia de aprovação.

* Será nesta terça-feira a 54ª (e última do ano) edição do Projeto Cultura na Sedufsm, da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Em debate, a questão indígena.

* O evento, que tem como palco o auditório da sede da entidade docente, na rua André Marques, começa às 7 da noite. O título: “O que estão fazendo com os nossos índios?”.

* Para debater estarão Roberto Liebgott, do Conselho Indigenista Missionário; Santiago Franco, do Conselho de Articulação do Povo Guarani; Augusto Kaingang, do Conselho de Articulação do Povo Kaingang e Harold Hoppe, procurador da República.

* O professor do curso de Direito da UFSM, José Luiz de Moura Filho, será o coordenador do debate, no Cultura na Sedufsm.

* Uma outra boa dica para esta terça é a XII Mostra Didática: Montagem Teatral DEPAREMSI”, criada pelos alunos do curso de Iniciação às Artes Cênicas, categoria adulto, da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan.

* Na montagem (foto ao lado), a expressão se dará através do corpo e a encenação de movimentos culturais.

* O espetáculo, que será apresentado no Theatro Treze de Maio, inicia às 8 e meia da noite. A entrada é gratuita e a classificação etária é 16 anos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Já a segunda denúncia envolvendo a área da saúde o que dá indícios do clientelismo e coronelismo que ainda prepondera nesta área. Não é a toa que ainda preferem as fichas do tempo do papelzinho e não o controle eletrônico, mais difícil de burlar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo