ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A discutível (e pra lá de perigosa) estratégia dos governistas para instalar a CPI da Kiss

CPI da Kiss foi, enfim, criada pelo modelo do governismo. Porém…

Uma preliminar. Aqui não se trata de discutir sobre a necessidade ou não de uma CPI. O colunista tem sua opinião, de resto conhecida. Mas não é o foco desta nota. Aqui, do que se escreve é da política. E da estratégia montada pelos governistas para esvaziar uma proposta que não lhe agradava, e que tinha a assinatura do líder da oposição, Werner Rempel, do PPL.

A CPI da Kiss parecia inevitável, mais dia, menos dia. Embora edis não digam, a pressão das redes sociais, especialmente o feicebuqui, jogou muitos deles contra a parede, pois a muitos parecia (corretamente ou não) que eles não queriam e, no extremo, temiam por uma Comissão que poderia criar, no mínimo, constrangimentos.

Então, que fazer? Ora, encontrar argumentos (por mais que falhos) e, enfim, chancelar a CPI. Mas não a da “oposição” e sim a sua. Conseguiram. Se anteciparam – é da política, sim. Só não contavam que existem pensantes também no outro lado. E a oposição decidiu não indicar ninguém para a CPI. Carimbou, de vez, o instrumento como algo feito só para “defender a prefeitura”.

A bola ficou com PMDB, PP e PDT (já que o PTB, ao que parece, também não quer jogar). E, embora estejam com tudo na mão, terão que enfrentar a oposição nos debates com eventuais depoentes. E ter a fiscalização, de novo, da temida, além de ao menos parte dos familiares das vítimas. Este, legitimamente, pretendem participar de todas as instâncias investigatórias.

Como sairão desse brete? Não demora e se saberá. Ah, também há outra hipótese, possível: não tirar a CPI do papel. Pode. Mas será o suicídio político, algo que ninguém cogita. Ainda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. E maior o prefeito mandou seu pupilo Ricardinho para acompanhar a sessão e articular o junto com os vereadores a manobra governista .
    Deixo aqui meus mais sinceros parabéns aos vereadores da bancada do PT,PPL,PSDB, se é que de uma maneira de ombridade não indicaram ninquem para ,esta vergonha estrategia sustentada pelo Prefeito ,e seus bobos , hipócritas.

  2. @ Juliano “. Esse pessoalzinho tentou esconder um elefante atrás de um grão de feijão, e vai se dar mal” Mandou bem,Juliano, não só na frase como no comentario todo..

  3. Tenho certeza de que essa jogada foi um tiro no pé. Já disse aqui que foi uma estratégia suja, que até daria certo numa situação partidária, ou mesmo no caso de disputa entre dois polos. Mas nunca numa situação como essa, onde temos 240 crianças mortas, mais as suas famílias, mais os feridos, e mais todo o país esperando JUSTIÇA. Esse pessoalzinho tentou esconder um elefante atrás de um grão de feijão, e vai se dar mal. INVESTIGADO NÃO TEM MORAL PARA INVESTIGAR, MUITO MENOS PARA SUPERVISIONAR OS SEUS INVESTIGANTES. Por isso a “digníssima”, “isentíssima” e “seríssima” presidência da casa não deveria ter evitado a CPI VERDADEIRA, que inclusive iria ter participação governista. QUISERAM DEMAIS, quiseram matar a questão no tapetão, estilo “coronelismo”, e esqueceram que o povo não é mais tão ingênuo.

  4. Certo o editor,uma cpi por mais mal intencionada que esteja tentando abafar os fatos,terá uma comuna inteira esperando resultados e a oposição pode sim ser inteligente e não deixar virar uma pizza sem tempero.Uma cpi não pune,mas pode esclarecer muita coisa…

  5. Bem colocado,Editor.Agora, além das redes socias, os familiares, amigos, conhecidos das vitimas.Estarão sempre atento à tudo. Encaminhamentos, depoimentos.
    Chamaram `a reponsabilidade
    Aguardamos.

  6. Alguem ouvio aquele especialista ontem não é o que sempre digo aqui que as Leis existem só não foram cumpridas, por esse motivo mais uma vez vou dizer não é só esses que deveriam estar presos, todo mundo sabe quem falhou só espero que o Del. ao finalizar o inquerito peça a prisão do resto, se não vai parecer marmelada.

  7. Mas como é que a câmara vai querer investigar algo agora se quando devia/podia ter feito isso se omitiu, assim como todos os demais orgaos do poder publico, culminando com a tragédia em que morreram os 239 jovens? Acordem por favor! Certamente o trabalho da polícia renderá frutos e muitos políticos sentirão na pele o resultado, nem que seja daqui a alguns anos nas próximas eleições!!! Inclusive quem hoje está quieto ou “por cima da carne seca”. Pelo amor de Deus acordem!
    E agora serão membros de CPI? Hehe só no Brasil.
    Acorda DCE!!!
    Ministério Publico para impedir essa jogada suja de Investigado Investigar?!?!?!

  8. Jogada suja. Não são 239 familias de estão sofrendo, mas os mais de 600 que estavam na boate, sim pq aqueles que se salvaram vocês acham que não estão com NOJO destes vereadoreszinhos. Bahnnnnnnn

  9. Primeiro, a CPI proposta pelo vereador Werner Rempel foi repelida pela ala governista. Após,reações da mídia não convencional,dos cidadãos e facebook,levaram os governistas a protocolarem a sua CPI,quase nas coxas,em cima da perna,aos cochichos,vazia,inconsistente. Agora,após essas idas e vindas me parece que,o que a CPI que acontecer, se acontecer, não terá gosto de pizza,mas sim daquela coisa que quanto mais mexe mais …

  10. HA HA HA (Risos Caludemirianos) para a oposição que usou a tragédia para mais um jogo político!
    Acredito na polícia, espero o trabalho dela, depois na CPI. Enquanto isso nossos vereadores continuem trabalhando….colocando nome em praças e ruas… Um grande abraço HA HA HA
    Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo