Artigos

Alegria, alegria! – por Daiani Ferrari

Foi tão grande a minha surpresa ao abrir uma rede social e nela estar circulando um vídeo com o nome Sorria São Borja: por uma cidade mais alegre. Como são-borgense que sou, prontamente tratei de compartilhá-lo com as pessoas que lembrei primeiro, também da fronteira, tamanha era a alegria que ele me despertou. O vídeo faz parte de um projeto de conclusão do curso de publicidade e propaganda da Unipampa de São Borja. Segue um trecho do site do projeto:

“‘Vamos espalhar sorrisos pela cidade e divulgar essa ideia pra todo mundo!’, com esse desejo em mente o #Sorria São Borja propõe a você que a alegria faça parte do cotidiano são-borjense. A partir de uma intervenção urbana que acontece entre 22 e 27 de abril de 2013, muitos sorrisos espalhados por toda a São Borja incentivam um dia alegre, com mais disposição e bem-estar nas relações entre amigos, familiares, vizinhos, colegas de sala de aula e do trabalho, cobradores e motoristas de ônibus … Enfim, entre todos que fazem parte da sua vida de alguma forma!”

Alguns podem dizer que a iniciativa é uma cópia do vídeo feito por artistas santa-marienses com o objetivo de colocar a cidade para cima depois da, talvez, pior tragédia da cidade. De todos os tempos. Pode ser mesmo, o que não invalida a boa vontade. Eu gostaria de acordar na minha terra nesses dias. Ônibus, monumentos, placas, fachadas, canteiros e inúmeros outros lugares ganharam sorrisos e cartazes convidando a sorrir e sorrisos destacáveis para quem aceitasse a proposta.

Eu gosto muito, e apoio, intervenções urbanas, cujas ações pegam as pessoas de surpresa e despertam sentimentos inesperados, puros e sem qualquer tipo de adaptação. Gosta ou não gosta. E na maioria das vezes, elas gostam. O inesperado as encanta. Nos encanta.

A minha intervenção urbana preferida é “Som Sabadell”, na cidade de mesmo nome, na praça Sant Roc, na Espanha, em que mais de 150 músicos e cantores interpretaram a Ode à Alegria, poema cantado no quarto movimento da 9ª sinfonia de Bethoven. As pessoas vão chegando e deliciando-se com a música que parece entrar em seus corações. Pelo computador, entrou no meu.

“Oh amigos, mudemos de tom!

Entoemos algo mais prazeroso

E mais alegre!”

Por certo que a vida não é feita só de coisas boas e sorrisos infinitos. Problemas todos têm. A diferença não está no tamanho ou tipo, mas sim na forma como os enfrentamos. Parece bobo, mas uma sorriso pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Então, sorria, meu bem…

Aqui estão os links:

http://www.youtube.com/watch?v=Bk-lhKBQwFE&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=GBaHPND2QJg

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo