ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Em jogo, o comando do petismo. E não só em Santa Maria, como também no Estado e…

O PT santa-mariense reúne seu Diretório neste sábado. Antes, na noite da sexta, haveria encontro preparatório, com a presença da Executiva. O que os petistas estão discutindo? Basicamente, o chamado PED (Processo de Eleições Diretas), que culminará, em 10 de novembro, com a renovação das direções em todos os níveis: comuna, Estado, País.

Os grupos internos do PT, ao que tudo indica, salvo, quem sabe, alguns menores, vão de chapa própria. Inclusive, como disse fonte do partido à coluna, para saber o “real tamanho de cada um”. Isso vale, sobretudo para o Estado e o País, mas vai respingar inevitavelmente em Santa Maria.

Desta forma, há escassa chance “de consenso” para a presidência. As urnas vão falar. De todo modo, e isso ninguém duvida, o escolhido será alguém ligado politicamente a Paulo Pimenta, Fabiano Pereira ou Valdeci Oliveira. As outras correntes, sozinhas, não têm chance.

Em tempo: a corrida por filiados até um ano antes do pleito (que garantiu mais um milhar de alistados em Santa Maria) só terá efeito, se, conforme as regras do partido, os novos filiados participarem de ao menos uma reunião de mobilização. E mesmo os antigos, só terão direito a voto se tiveram participando de no mínimo um ato oficial da sigla.

Atenção: afora o controle político da agremiação, há ainda a eleição de 2014, no horizonte das discussões petistas. Pooois é.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Os filiados antigos não precisam mais participar de plenárias, houve uma nova resolução no Diretório Nacional de que basta eles assinarem o pedido de emenda popular que pede a reforma política e estarão aptos à participar do encontro do partido.
    O Amplo não ficará com a presidência local, dessa vez os valhos métodos despolitizados não funcionarão!

  2. Só para constar, Campo Majoritário e Amplo nunca foram sinônimos e o Amplo nunca pertenceu ao campo majoritário. Ao contrário sempre foi oposição ao chamado Campo majoritário Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo