JudiciárioPartidosPolítica

É O JOAQUIM. Presidente do STF tenta se desmentir, após criticar o Congresso e os partidos ‘de mentirinha’

Bem que Joaquim Barbosa tentou. E até lançou uma nota, depois de ter falado tudo o que falou. Nela, FALA que o que fez foi “um exercício intelectual feito em um ambiente acadêmico e teve como objetivo traçar um panorama das atividades dos Três Poderes da República ao longo da nossa história republicana. Não houve a intenção de criticar ou emitir juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus atuais integrantes”.

É. Pode ser. Talvez seja, mesmo. No entanto, o fato é que em palestra feita no Distrito Federal, Barbosa criticou fortemente o Congresso e disse que os partidos “são de mentirinha”. Mais, sugeriu (e pelo menos nisso, sem entrar no mérito acerca do demais, o editor concorda inteiramente com ele) a implantação do voto distrital.

Mas o que mais disse, mesmo, o presidente do Poder Judiciário? Confira no material publicado originalmente no portal Terra. A reportagem é de Gustavo Gantois. A seguir:

Barbosa critica Congresso e diz que partidos são de ‘mentirinha’

…O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou a atuação dos partidos políticos brasileiros durante palestra nesta segunda-feira em uma universidade de Brasília. Na opinião dele, o Congresso é dominado pelo Executivo e foge de suas responsabilidades ao não propor leis e apenas seguir orientações do Executivo.

“A debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. O Congresso não foi criado para única e exclusivamente deliberar sobre o Poder Executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar”, criticou Barbosa.

O presidente do Supremo também atacou diretamente os partidos políticos, os quais denominou de “mentirinha”, e seus líderes, que segundo ele querem apenas o poder pelo poder. De acordo com Barbosa, os brasileiros não se sentem representados pelos políticos, que sequer seguiriam os programas partidários de suas legendas…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ele expressa nosso grito trancado, há décadas, no peito! Oxalá, tivéssemos dúzias de Joaquins Barbosas… Benedito seja!

  2. Para começo de conversa, não foi um desmentido. Desmentido seria se afirmasse que não teria dito o que foi divulgado. O que era impossível, já que foi gravado. Jornalismo e semantica não se misturam.
    Morei fora da província por um tempo razoável. Não transferi o título, como muitos. Um dos donos da aldeia reclamou ao ver a fila de justificação maior que a fila dos votantes. A região também não elegeu um deputado federal. Reunião de prefeitos de diversos partidos (PT, PSDB, DEM, etc.) para discutir o que houve de errado. Com as emendas, o voto já é distrital. E o nosso deputado distrital, queiram ou não, é o Pimenta. Mais útil no Congresso que na prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo