AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaEducaçãoEsporteEstadoMulherPolíticaPrefeituraSegurança

LUNETA ELETRÔNICA. Judô na Câmara, esquenta o tempo na UAC, mulheres policiais, educação fiscal…

Integrantes do projeto, todos premiados, estavam no plenário (foto Ana Bittencourt/AI.CV)
Integrantes do projeto, todos premiados, estavam no plenário (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

* O destaque da Tribuna Livre, na Câmara, nesta quinta, foi a participação de Aglaia Phillbert Pavani, da Associação de Amigos de Santa Maria Judô (projeto Mãos Dadas).

* Com a presença de um punhado de judocas, ela  destacou que a associação, além de formar atletas, realiza inclusão social, mas não tem qualquer incentivo. “Não temos nem ônibus para participar do circuito no RS”, afirmou, dizendo que a cidade deve investir no judô.

* “Temos nossa gente aqui, que luta por Santa Maria. Que leva o nome de Santa Maria ao mundo há mais de 20 anos”, enfatizou.

* Ela também registrou que atleta Maria Portela, primeira colocada no ranking mundial, é oriunda do projeto Mãos Dadas. “A número um do mundo no ranking foi forjada nos mesmos tatames que esses meninos”, ressaltou.

* Já na sessão, entre os requerimentos aprovados se incluiu o do presidente da Câmara Marcelo Bisogno. E, assim, está criada nova Frente Parlamentar, essa em defesa dos animais.

* Enfatize-se, também, que a reunião foi repleta de discursos, alguns bem quentes, tendo como temas, entre outros, a coleta de lixo e o TCE e o leilão do pré-sal. Assim, quem tiver interesse, pode conferir mais AQUI, no material da assessoria de imprensa do Legislativo.

Oposição na UAC, inclusive com a inusitada união PT/PSDB, está inscrita (foto Feicebuqui)
Oposição na UAC, inclusive com a inusitada união tucano/petista, está inscrita (foto Feicebuqui)

* Se confirma o que você LEU nesta mesma seção, na madrugada de segunda: diferente de pleitos anteriores, neste há disputa pelo comando da União das Associações Comunitárias (UAC).

* E os partidos politicos, nas suas lideranças comunitaristas, se mexeram e muito. Assim que uma chapa, de clara oposição ao atual status quo, já foi inclusive registrada, no fim da tarde de terça.

* Um verdadeiro chapão foi montado, com a predominância do PT, mas a participação decisive também do PSDB, que ofereceu um dos três nomes na coordenação.

* Também participam da aliança, forjada a partir das reuniões do chamado GT Comunitário, criado no início do ano, lideranças do PPL, PDT e parte do PTB. Serão coordenadores os líderes Zaloar Soares da Silva, Lorandi Maciel e Elton Chaves Fontoura.

* Os dois primeiros são oriundos das correntes internas petistas lideradas por Fabiano Pereira e Paulo Pimenta. O terceiro é do PSDB, ligado a Jorge Pozzobom. Pois é…

* Ah, aguarda-se para esta segunda, data final para inscrição das chapas, quem vai concorrer representando a atual direção da UAC. Mas já se sabe que o comando será do PMDB, com apoio do PPS, do PC do B e de parte do PTB. O pleito será em 15 de novembro.

* O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Estado (UGEIRM) promove, nesta sexta, em Santa Maria, o 1º Encontro de Mulheres Policiais.

* A atividade, que conta com o apoio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, será aberta oficialmente às 2 da tarde, no auditório do Sest/Senat.

* A proposta do evento é dialogar sobre os direitos da mulher policial, principalmente quanto à aposentadoria especial com 25 anos de serviço.

* O deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, marcará presença no evento junto com a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Ariane Leitão, e o chefe da Polícia Civil no RS, delegado Ranolfo Vieira Junior.

* “A Comissão de Direitos Humanos acerta ao apoiar este fórum de debates que vai discutir a valorização dos agentes de segurança, especialmente as mulheres, disse o deputado.

* Que complementou: “acredito que o Estado deu início a um processo de recuperação da enorme defasagem salarial existente e temos que continuar avançando”.

* Crianças e jovens de escolas municipais e estaduais se reúnem no dia 29, terça, às 2 da tarde, no ATC, para ensinar lições de cidadania e ética através do teatro.

* É o 5º Festival de Educação Fiscal em Cena, é promoção da Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Finanças, com o objetivo de promover a integração da arte e o exercício da cidadania, valorizando o teatro e os estudantes artistas da região.

* Participarão as escolas Almiro Beltrame, Aracy Barreto Sacchis, CAIC Luizinho De Grandi, Hylda Vasconcellos, Lívia Menna Barreto, Pedro Kunz, Rejane Garcia Gervini e Vicente Farencena.

* Subirão ao palco mais de 70 estudantes. O evento é gratuito e aberto ao público e tem a parceira da Receita Federal, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. ha não ser leandro…que este episódio tenha ocorrido por parteda situação…q até o momento não sabe nem quem é filiado a uac…muito provavel mesmo eles montarem uma associação e mandarem o povo votar sem cadastro nenhum na uac. pois são acostumados…seu rodrigão costuma vencer os pleitos á base da fraude e da rasteira.

  2. leandro…..este tipo de insinuação já conhecemos…n seja mirim…faça a disputa no voto e não em indagações furadas e sem fundamento. estude o estatuto da uac antes de publicamente falar besteira.

  3. Também podemos registrar lideranças ,do PP,PSC,PSB,NA CHAPA de oposição e grandes lideranças filhadas ao PMDB,SENDO OPOSIÇÃO .

  4. È bom que as chapas de de oposiçao fiquem ligadas tem uma associaçoe imrregular foi montada so para puxar votos na zona sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo